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Quais são as funções de um gerente de relacionamento com clientes?

Atualizado em 22 julho, 2017

O gerente de relacionamento com clientes cultiva e constrói relações bem sucedidas com os consumidores de forma a gerar rendimento para sua empresa. Ele recebe certo número de contas ou locais nos quais trabalha para manter e aumentar a satisfação do freguês. Dependendo da indústria e do trabalho específico, esse cargo combina serviços de administração que envolvem relacionamento, vendas e marketing. O gerente pode interagir com funcionários de todos os níveis pertencentes à empresa dos clientes, desde a alta administração e outros intervenientes até os trabalhadores da linha de frente.

O gerente de relacionamento compreende profundamente os interesses de seus clientes (A businessman an businesswoman working on a business deal image by sumos from Fotolia.com)

Gerência de relacionamento com clientes

O gerente de relacionamento mantém e conquista clientes por meio de reuniões e apresentações feitas em pessoa. Esses contatos o ajudam a determinar as necessidades, expectativas e problemas dos consumidores. O administrador trabalha para desenvolver meios de comunicação entre eles e sua própria equipe. Ele também responde a dúvidas e resolve problemas, pois é a ligação entre o cliente e os funcionários que existem para servi-lo. Ele avalia as necessidades de forma a desenvolver serviços e planos de comunicação adequados. Seu objetivo é o de estar visível e acessível enquanto cultiva o relacionamento com o consumidor e aumenta sua satisfação com os produtos e serviços.

Vendas

Um gerente de relacionamento frequentemente emprega uma abordagem de consultas baseada em soluções para identificar como os produtos e serviços que oferece podem apoiar as metas e objetivos estratégicos do cliente. Conduz demonstrações, treinamentos e apresentações que educam o consumidor sobre como os itens são utilizados em sua empresa. Gera rendimentos por meio do aumento dos negócios e das vendas, inclusive as cruzadas, as quais comercializam outros produtos, e dos ajustes tarifários. Avalia todo o livro negocial, os recursos tecnológicos e a estratégia de marketing do cliente, de forma a direcionar suas necessidades. Ele pode ser responsável por entregar os planos contábeis mensais, trimestrais e anuais do consumidor para sua própria equipe administrativa.

O compartilhamento de informações é essencial (projector ready for presentation image by Dmitry Goygel-Sokol from Fotolia.com)

Marketing

O gerente de relacionamento com clientes trabalha com os responsáveis pela publicidade e promoção para comercializar os produtos e serviços de sua empresa. Ele estima a demanda oferecida pela companhia e por seus concorrentes e identifica o mercado em potencial para esses produtos. Monitora o mercado dentro dos negócios dos clientes que indicam a necessidade por novos itens e compartilha tal informação com a equipe de desenvolvimento de produtos de sua empresa.

O consultor de vendas gera inteligência nos negócios (business image by peter Hires Images from Fotolia.com)

Identificação

Um gerente de relacionamento bem sucedido é bastante orientado para atender ao cliente e sabe como utilizar as interações de alta qualidade e conhecimento. Possui presença forte e habilidade de consultor de vendas. Pode trabalhar em nível estratégico ou tático junto aos consumidores e com a alta administração. Suas qualidades incluem pensamento crítico, identificação de problemas e capacidade de solucioná-los. Tudo isso é completado com grande habilidade de negociação, utilizada para adaptar e distribuir as prioridades dos clientes. Dependendo do ramo, o gerente de relacionamento com clientes deve ter curso superior, certificações profissionais relevantes e experiência com softwares comuns à área.

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