O que acontece depois que o vapor d'água condensa?

Escrito por annette strauch | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece depois que o vapor d'água condensa?
O vápor d'água condensa-se em gotículas de água (Media Bank/Photos.com/Getty Images)

A água em um estado gasoso é vapor. O processo de evaporação, que pode ser acelerado pelo calor, transforma a água em vapor. Todo o ar contém vapor d'água, até mesmo o do deserto aparentemente seco. O vapor d'água é transformado novamente em água no estado líquido durante o processo de condensação, o processo inverso da evaporação. A água passa por ciclos contínuos de evaporação e condensação, chamado de ciclo da água.

Outras pessoas estão lendo

Condensação na atmosfera

O vapor d'água e as gotículas na atmosfera misturam com minúsculas partículas de poeira e outros materiais. Essas gotículas aglutinam-se, crescem e formam nuvens. As temperaturas mais frias na atmosfera aceleram o processo de condensação. As partículas nas nuvens acabam por se tornarem pesadas demais para permanecerem suspensas na atmosfera e caem para a Terra como uma forma de precipitação: chuva, chuva congelada, granizo ou neve.

O que acontece depois que o vapor d'água condensa?
O vapor d'água na atmosfera condensa-se para provocar a precipitação (Comstock/Comstock/Getty Images)

Orvalho

À noite, quando as temperaturas caem, o vapor d'água no ar pode se condensar nas superfícies próximas ao chão, deixando gotas visíveis de água chamadas orvalho. O ponto em que a alteração da forma ocorre é chamado ponto de condensação. É mais provável que o orvalho se forme em noites sem nuvens com pouco ou nenhum vento.

O que acontece depois que o vapor d'água condensa?
O orvalho é o vapor d'água que se condensa perto ao chão (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Neblina

A neblina é formada de gotículas de água condensadas quando a água vaporiza no ar perto do solo fresco. Ela pode originar depois que a chuva esfria e umedece o ar baixo. A neblina pode se formar em uma noite sem nuvens, caso o ar esteja úmido, principalmente no outono, quando as noites ficam mais longas e frias. As massas de ar quente e úmido que sopram sobre uma superfície fria, como a do oceano ou de uma camada de neve, também podem produzir neblina.

O que acontece depois que o vapor d'água condensa?
O ar quente e úmido soprando por uma superfície fria pode causar neblina (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Geada

A geada ocorre de uma maneira semelhante ao orvalho; mas, em vez disso, o ponto de condensação é próximo ao congelamento. O vapor d'água condensa e congela nas superfícies com temperaturas abaixo de zero, produzindo geada.

O que acontece depois que o vapor d'água condensa?
A geada é o vapor d'água que se condensa e congela (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Outros exemplos

A condensação ocorre quando o vapor esfria no exterior dos copos que contêm bebidas frias; nos óculos quando um indivíduo sai de um edifício climatizado para o ar quente e úmido; no interior dos vidros do carro pelo ar quente e úmido exalado pelos ocupantes e no interior de muitas janelas no inverno.

O que acontece depois que o vapor d'água condensa?
O vapor d'água no ar condensa sobre objetos frios, como um copo de bebida gelada (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível