O que acontece no encontro de uma frente quente com uma frente fria?

Escrito por wanda thibodeaux | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece no encontro de uma frente quente com uma frente fria?
Chuvas são comuns antes e durante a passagem de frente quente (Rain image by RandomShots from Fotolia.com)

As condições do tempo tem um grande impacto sobre o desenvolvimento e o comportamento de plantas e animais (incluindo os seres humanos). Por exemplo, chuvas adequadas fazem as plantas crescerem bem; e nós ficamos em casa com o ar condicionado ligado quando estiver muito quente lá fora. Especialistas ou meteorologistas estudam o tempo, em parte, olhando o movimento das massas de ar pelo mundo. Quando uma massa de ar quente encontra uma massa de ar frio, algumas mudanças previsíveis irão ocorrer no meio ambiente.

Outras pessoas estão lendo

O que é uma massa de ar quente?

De acordo com Vera Schlanger, do Serviço Meteorológico Húngaro (Hungarian Meteorological Service), o encontro do ar quente com o ar frio é um dos quatro tipos de movimentos de ar que acontecem. Esses movimentos são conhecidos como frentes. Ar quente encontrando com ar frio é denominado pelos especialistas de frente quente. Uma frente quente envolve ar quente subindo e retirando o ar frio.

Por que acontecem frentes quentes?

Schlanger diz que todas as frentes, incluindo frentes quentes, são resultado da densidade do ar, a qual impacta tanto a pressão barométrica quanto a temperatura. Quanto mais alta a pressão barométrica e mais frio o ar, maior a densidade do ar. Ar denso tende a descer, enquanto ar menos denso tende a subir. O ar numa frente quente é menos denso, então, ele sobe, criando o movimento.

Características da frente quente

De acordo com a Universidade de Illinois, frentes quentes têm características previsíveis. Os ventos tendem a mudar para o sudoeste e as temperaturas aumentam continuamente até se estabilizarem. A pressão do ar cai quando a frente quente chega, vai a zero e depois sobe um pouco antes de cair de novo. Como o ar quente em ascensão esfria, ele condensa para formar nuvem, normalmente gerando precipitações. Em função do aumento das precipitações, o ponto de orvalho também aumenta e a visibilidade pode ficar comprometida como consequência da umidade do ar. Todas essas mudanças acontecem gradualmente.

Representação da frente quente

A Universidade de Illinois explica que os especialistas costumam mostrar o movimento da frente quente desenhando uma linha sólida em um mapa geográfico. Eles indicam a direção da frente quente colocando semicírculos na linha apontando na direção que o ar quente se move. A representação fica ainda mais clara quando eles indicam a temperatura do ar perto da linha. A temperatura irá aumentar no lado da linha que aponta para fora dos semicírculos.

Como reconhecer frentes quentes

Especialistas usam equipamentos sofisticados para medir o ponto de orvalho, a pressão barométrica e a temperatura do ar a nossa volta. Eles retiram informações desses instrumentos e as analisam para determinar quais tipos de frente existem, mesmo se elas estão muito distantes. No entanto, você pode reconhecer uma frente quente simplesmente prestando atenção no ambiente. Se há nuvens ou chuva fina por vários dias, as temperaturas diminuem e o ar está mais úmido do que o normal, é muito provável que esteja passando uma frente quente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível