Mais
×

O que acontece se você for exposto a esporos de cogumelos?

Atualizada April 17, 2017

O cogumelo é um tipo de fungo que produz milhares de esporos, que são estruturas reprodutivas minúsculas. Os esporos são geralmente leves e flutuam através do ar para mudarem de lugar e se reproduzirem, tornando-se fácil a inalação pelas pessoas. As pessoas que trabalham com grandes quantidades de cogumelos não identificados devem tomar cuidado, usando uma máscara cirúrgica para evitar a inalação dos esporos, que pode ser perigosa.

Nem todos os esporos de cogumelos são perigosos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sintomas do "pulmão de fazendeiro"

Os esporos do cogumelo ostra comestível conhecido como Pleutrotus florida, têm sido conhecidos por causarem doença em indivíduos que estavam em contato com o fungo por longos períodos de tempo. Os indivíduos afetados apresentam sintomas compatíveis com "pulmão do fazendeiro", incluindo cansaço, dor de cabeça, calafrios, tosse e febre.

Doença respiratória

A exposição a esporos de cogumelos, inalados ou ingeridos, pode causar problemas respiratórios graves. O "Centers for Disease Control and Prevention (Centro de controle de doenças e prevenção)" relatou que várias pessoas que comeram cogumelos puffball desenvolveram tosse e falta de ar dentro de uma semana.

Outros sintomas

Um indivíduo que está exposto a grandes quantidades de esporos de cogumelos - seja no trabalho, durante uma refeição ou através de remédios populares para tratamento médico - pode experimentar uma variedade de sintomas, como febre, fadiga e mialgia, um tipo de dor muscular. Alergias pré-existentes podem agravar os sintomas já existentes.

Hospitalização

Em casos extremos, as pessoas expostas a grandes quantidades de esporos perigosos podem precisar de hospitalização. Uma biopsia do pulmão pode ser necessária para os médicos determinarem a gravidade do problema. A administração de corticosteroides e tratamento antifúngico também são opções.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article