×
Loading ...

Como adicionar diálogos a uma dissertação

Atualizado em 19 julho, 2017

Ao escrever uma dissertação para a escola, trabalho ou publicação, lembre-se de que existem leis que protegem a propriedade intelectual contra o plágio. Quaisquer citações usadas precisam estar devidamente marcadas e citadas. Usar um diálogo de um livro, peça teatral ou programa requer uma formatação específica.

Instruções

Certifique-se de citar os diálogos dos livros de maneira correta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Diálogo de um livro

  1. Use aspas (") no início e fim de cada citação, se ela tiver menos de quatro linhas. As aspas servem para informar que um trecho de obra externa está sendo usado.

    Loading...
  2. Use aspas simples (') no início e final das palavras que fazem parte do diálogo dentro de uma citação.

    Exemplo: "'- Ensinando' - respondeu ele. '- Ensinan... Moody, isso é um aluno?' - gritou a professora, os livros despencando dos seus braços." ("Harry Potter e o Cálice de Fogo", Rowling, JK. Rocco: 2001, p. 166)

  3. Use uma citação retirada para trechos que são maiores que quatro linhas. Use toda a citação, mas não use as aspas no início e fim. Você deverá usá-las ao redor do diálogo.

    Exemplo: Os alunos passaram o resto da aula tomando notas sobre cada uma das Maldições Imperdoáveis. Ninguém falou até a sineta tocar - mas quando Moody os dispensou e eles saíram da aula, explodiram em um falatório irrefreável. A maioria dos alunos discutia as maldições em tom de assombro: "Você viu ela se contorcendo?", "...e quando ele matou a aranha - assim!" (Ibid. p. 175)

  4. Não feche o diálogo com uma aspa no final de um parágrafo se a mesma personagem continuar falando no início do próximo. Você deverá usar uma aspa no início do segundo parágrafo e outra no final do diálogo citado. As aspas duplas serão usadas em todo o trecho (a menos que ele seja maior que quatro linhas.)

    Exemplo:

    "- Ele está em Hogwarts, esse servo fiel, e foi graças aos seus esforços que o nosso jovem amigo chegou aqui esta noite...

    'Sim', disse Voldemort... 'Harry teve a gentileza de se reunir a nós para comemorar a minha ressurreição. Poderíamos até chamá-lo de meu convidado de honra.'" (Ibid. p. 518)

    Diálogo de uma peça ou roteiro

  1. Formate as citações de um diálogo para um falante de uma peça ou roteiro da mesma forma que você formataria o trecho de um livro, como descrito na seção 1. Se a citação tem menos de quatro linhas, use aspas duplas ao redor da passagem

    Exemplo: Quando Julieta diz, "Por que és Romeu?" ela está ansiando sobre por que ele é inimigo da família dela ao invés de um pretendente mais adequado. (Shakespeare, "Romeu e Julieta," 2.2)

  2. Use citações destacadas da mesma forma que faria com longas passagens ao citar diálogos feitos por dois ou mais personagens. Faça o recuo com todo o trecho, mas não use as aspas.

  3. Escreva o nome dos personagens em letras maiúsculas, seguidas de um ponto final.

    Exemplo: MACBETH. Oh, que vista lastimável! (Contemplando as mãos) LADY MACBETH. - É um pensamento néscio dizer isso: "Que vista lastimável!" MACBETH. Um, no sono, sorriu, e o outro gritou: "Ai! Assassino!" E, com isso, acordaram. Escutando-os, me detive. Mas eles murmuraram orações, tão-somente, e dispuseram-se a dormir outra vez. (Shakespeare, "Macbeth", 2. 2. 14-20)

Loading...

Dicas

  • Lembre-se de citar todas as fontes usadas na dissertação

Aviso

  • Não mude a pontuação de uma citação.
  • Certifique-se de que a passagem é idêntica à original.

O que você precisa

  • Livro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...