Por que os adolescentes precisam de modelos?

Escrito por robert vaux | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os adolescentes precisam de modelos?
Adolescentes precisam de bons modelos para aprender as habilidades que precisam na vida (christmas teens image by Gina Smith from Fotolia.com)

A adolescência pode ser um período turbulento, já que o corpo passa por mudanças extremas e o adolescente começa a assumir papéis e responsabilidades adultas. Os adolescentes têm uma maneira de selecionar modelos a serem emulados, sejam bons ou maus; e modelos fortes podem ser muito importantes durante os anos de formação. Com eles, o adolescente pode adquirir as habilidades e a perspectiva necessárias para, mais tarde, ter êxito na vida.

Outras pessoas estão lendo

Propósito

Um modelo ajuda o adolescente a estabelecer um senso de identidade e propósito. Pode definir as qualidades que ele espera copiar, e demonstrar os passos necessários para alcançar estas qualidades. Por exemplo, um modelo fictício pode mostrar coragem diante do perigo, enquanto uma bem-sucedida mulher de negócios pode demonstrar como prosperar em um ambiente competitivo. Os adolescentes podem incorporar essas qualidades ao seu próprio senso de identidade, dando a eles mais autoconfiança e metas viáveis a serem atingidas.

Efeitos

Com um bom modelo, um adolescente aprende formas de comportamento que permitam que ele faça mudanças produtivas mais facilmente. Por exemplo, ele pode treinar bastante para fazer parte do time da escola, para copiar algum atleta famoso; ou manter-se firme em suas crenças políticas, assim como fizeram modelos como Gandhi ou Martin Luther King. Os maus modelos enfatizam as qualidades egoístas ou negativas — uma estrela do rock narcisista, por exemplo — o que pode prejudicar a capacidade do adolescente de exercer seu papel no mundo.

Equívocos

Mídias como o cinema e a televisão geralmente apresentam problemas fáceis de resolver, no qual o herói ou heroína triunfa sobre o impossível, de maneira relativamente fácil, antes dos créditos finais. A vida real exige habilidades e meios de abordar e lidar com os problemas, de forma que o adolescente possa aprender como reagir quando as coisas não saírem do jeito dele ou dela.

Considerações

Até certo ponto, os pais podem servir de modelo, já que as crianças se espelham no comportamento de seus pais e de suas mães (e os pais não podem pedir que seus filhos adolescentes abstenham-se do comportamento adotado por eles). Muitas vezes, a adolescência se trata da descoberta da própria identidade, mas uma identidade separada dos pais que o criaram. Assim, muitos adolescentes buscam modelos fora de casa, que falem a língua deles.

Interação

Embora figuras como Gandhi ou Michael Jordan possam oferecer inspiração indireta, os melhores modelos para os adolescentes são aqueles com quem eles possam interagir diretamente de maneira constante. Eles podem falar mais a fundo com o adolescente sobre suas esperanças, valores e detalhar o que é necessário para atingir os seus objetivos. Atividades extracurriculares como esportes, grupos de igreja e serviços comunitários colocam os adolescentes em contato com modelos adultos que possam interagir com eles.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível