O que é a água de colônia?

Escrito por bess lovejoy | Traduzido por josé fabián
O que é a água de colônia?

A colônia é mais econômica do que um perfume, mas também mais suave

Natascha Rausch: morguefile.com

A água de colônia, também chamada simplesmente "colônia", é uma forma suave e refrescante de fragrância que contém uma baixa concentração de óleos essenciais. Diferente do perfume, que usa uma concentração de óleos de no mínimo 25%, a colônia usa apenas um 3% a 5%, misturados com álcool e água. Como é mais suave e o efeito é mais sutil, a colônia pode ser aplicada mais generosamente. Também é, em consequência, mais barata.

Outras pessoas estão lendo

Terminologia

O termo "água de colônia" faz referência à cidade de Colônia, ou "Köln", na Alemanha. O termo se referia apenas a uma fragrância, mas hoje é usada no sentido geral.

História

Os acadêmicos não concordam sobre quem criou a água de colônia. Segundo o "New Perfume Handbook" de Nigel Groom, um italiano chamado Paul Feminis criou uma mistura de citrus e óleos essenciais diluídos em álcool enquanto vivia em Colônia nos inícios do século XVIII; no entanto, outras fontes dizem que foi no século XVII. Feminis chamou sua criação de "Aqua Admirabilis". A fórmula de "Aqua Admirabilis" foi alterada no século XVIII por John Maria Farina, um parente do Feminis. Farina criou uma combinação de óleos de limão, laranja, bergamota e lavanda destilados em álcool e a chamou "Eau de Cologne", em honra à cidade. Em 1708, ele descreveu a fragrância dessa maneira: "Minha fragrância lembra uma manhã de primavera na Itália depois da chuva; de laranjas, limões, toranja, bergamota, cedro; das flores e ervas da minha casa". Hoje, quem quiser um pedaço de história pode visitar o museu de fragrâncias da casa Farina em Colônia, onde a oitava geração da família segue fazendo a receita original (e secreta) após 300 anos.

Funções

A água de colônia era originalmente feita com álcool de uvas, o que significa que era bebível. Como a colônia tem um efeito antibacteriano, era recomendada para usos higiênicos, desde limpar os dentes e evitar o mal hálito até proteger da peste bubônica. As pessoas também o usavam para embeber coisas: diz-se que o Napoleão consumia cubos de açúcar embebidos no líquido. Hoje, a água de colônia é usada como um perfume aplicado à parte superior do corpo. Pode também usar-se para perfumar linho e lenços. O álcool que contém tem um efeito refrescante e em alguns países é oferecido aos convidados para lavar as mãos.

Ingredientes

Quem quiser tentar fazer colônia em casa, pode usar alguns dos óleos essenciais tradicionais: bergamota, cidra, neroli, laranja, alecrim, cardamomo e lavanda são os mais sugeridos para recriar a essência original.

Hoje em dia

Hoje existem muitos tipos de colônia, desde a receita original ainda produzida na cidade, até as centenas de variedades disponíveis em lojas de todos os tamanhos. Uma das mais antigas disponíveis é a "4711 Original", que é produzida em Colônia e era vendida sob o nome Farina (embora os ingredientes sejam diferentes). A receita do 4711 é secreta, mas os fabricantes revelaram que a fórmula contém notas de cabeça de bergamota, limão e laranja, uma nota de corpo de lavanda e alecrim, e uma nota de fundo de neroli.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media