Ajudando alunos do 5º ano a aprenderem escrita e leitura

Escrito por michael monet | Traduzido por bruno robson ribeiro dos santos
Ajudando alunos do 5º ano a aprenderem escrita e leitura
Teste o nível de compreensão dos seus alunos regularmente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Padrões típicos na linguagem do quinto ano exigem que os alunos leiam, escrevam e compreendam o vocabulário apropriado, gramática e propósito ou intenção de textos escritos. Os alunos nesta fase estão na idade em que se espera que já consigam pensar criticamente e formular respostas com profundidade para leituras. Para ajudar os alunos a aprenderem habilidades de leitura e escrita torne suas lições mais completas e desafiadoras com atividades agradáveis​​. Avalie as habilidades deles regularmente, de modo que você possa atualizar seus métodos de ensino conforme necessário.

Jogos

Alunos do quinto ano apreciam o uso de jogos na sala de aula. Nessa idade, eles estão aprendendo palavras mais complexas do vocabulário, o uso adequado dos elementos da gramática - por exemplo, substantivos, adjetivos, verbos - e como ler, compreender e responder aos trabalhos escritos. Para fazer jogos de palavras que se concentrem no vocabulário e na gramática, tente os tradicionais, como caça-palavras, bingo, forca, soletração e testes de velocidade. Dê pequenos prêmios para os alunos por cada ponto que ganharem durante os jogos. Premie as equipes vencedoras de algum jogo difícil com pizza. Ao invés de dar notas aos alunos nesses jogos, faça-os com regularidade, com pouca ou nenhuma pressão sobre o sucesso das crianças neles.

Auxiliares sensoriais

Incorpore o uso de recursos visuais em suas aulas de linguagem o mais frequentemente possível. Use um projetor para mostrar imagens relacionadas com o material. Mostre curtas ou clipes na sala de aula. Peça aos alunos para avaliarem o que viram e escreverem ou desenharem no quadro as definições, significados e respostas para determinado questionamento levantado. Desenvolva um material de sala que tenha canções de rap cativantes: Ensine a música para os seus alunos e instrua-os a cantarem em voz alta e juntos, antes de cada classe. Alguma obra sensorial e visual pode ser pendurada na sala de aula, como um lembrete constante, ou a letra de alguma música, para ser cantada uma vez por dia até que seja memorizada. Auxílios sensoriais ajudam com a repetição e a consistência.

Trabalhos

Transforme as aulas de linguagem em diversão, seja com trabalhos em classe ou para serem feitos em casa. Esses trabalhos exigem que os alunos reproduzam as informações que aprenderam em sala de aula de forma criativa. Instrua-os a fazerem peças artísticas, como colagens e pinturas, relacionadas com o material e, em seguida, peça para apresentá-las para a classe. Peça para os alunos fazerem relatórios sobre um livro que lhes agradou no qual escrevam um artigo de duas páginas sobre os detalhes de uma passagem que tenha chamado a atenção. Eles devem escolher o seu personagem favorito do livro e ler algum monólogo dele para a classe. Quando estiver em dúvida, deixe os alunos escolherem e proporem seus próprios projetos para que eles fiquem mais motivados.

Avaliações

As avaliações são essenciais para visualizar a compreensão do aluno. A questão surge quando os professores contam com apenas um tipo de avaliação, tais como uma prova escrita, marginalizando os alunos que não são bons em provas, embora possam ter outros pontos fortes. Outros métodos, como resumos de livros, trabalhos, provas orais, provas escritas, testes, entrevistas com os estudantes e conferências de pais e professores devem ser empregados para avaliar a compreensão da aula de linguagem. Com o retorno de uma variedade de avaliações, um professor saberá quais os aspectos de seu estilo de ensino precisam de ajuste e quais estão funcionando.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível