Como ensinar áspero e macio para as crianças

Escrito por michelle mcfarland-mcdaniels | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar áspero e macio para as crianças
As crianças devem aprender a diferença entre macio e áspero no jardim de infância ou antes (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Ensinar crianças pequenas sobre superfícies ásperas e macias cria uma base maravilhosa para adquirirem habilidades importantes e aprenderem conceitos complexos, como comparar e contrastar, identificar semelhanças e diferenças, e descrever características dos objetos. Idealmente, as crianças devem aprender as diferenças entre superfícies ásperas e macias logo cedo na infância, preferivelmente antes de terminar o jardim de infância. Uma abordagem de toque que permita que as crianças interajam com várias texturas e construam seu próprio conhecimento sobre as características e diferenças dará a eles oportunidades de desenvolver conhecimento profundo e amplo dos conceitos de áspero e macio, assim como aprimorar suas habilidades emergentes sobre informações.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel de carta
  • Canetinhas
  • Fotos ou objetos com texturas macias ou ásperas
  • Exemplos de vários objetos manipuláveis com superfícies ásperas e macias
  • Papeis de anotações adesivos em três cores diferentes
  • Folhas independentes para praticar pré-impressas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Avalie o conhecimento prévio de seus alunos sobre o assunto. Use a cartolina e as canetinhas para criar um gráfico CQA. Peça aos seus alunos para escreverem o que elas conhecem ou acham que conhecem sobre superfícies ásperas e macias em papeis de anotação adesivos. Coloque essas anotações na seção C (Conhecimento). Deixe que os alunos discutam brevemente o que sabem sobre esse assunto. Em seguida, peça a eles para anotarem as dúvidas que eles têm sobre superfícies ásperas e macias em outros papeis de anotação adesivos. Coloque essas anotações na seção Q (Quero saber) do gráfico CQA.

  2. 2

    Introduza o conceito com definições simples. Dê aos alunos definições claras e simples para os seguintes termos: superfície, textura, áspero e suave. Escreva cada palavra e sua definição em uma cartolina. Pronuncie as palavras. Peça aos alunos para repetirem as palavras depois de você. Explique o que cada palavra significa.

  3. 3

    Passe fotografias de coisas macias e objetos macios manipuláveis. Discuta as características dos objetos macios. Use cartolina e canetinhas para criar um gráfico T. Escreva "Características de objetos macios" de um lado do gráfico. Deixe os estudantes discutirem algumas características de objetos macios e escreva-as no lado adequado do gráfico T.

  4. 4

    Passe fotografias de coisas ásperas e objetos ásperos manipuláveis. Discuta as características dos objetos ásperos. Escreva "Características de objetos ásperos" no outro lado do gráfico. Deixe os alunos discutirem algumas características de objetos ásperos e escreva-as no lado adequado do gráfico T.

  5. 5

    Coloque os alunos para trabalharem em grupo classificando objetos manipuláveis como ásperos ou macios. Divida os alunos em grupos de quatro ou menos. Dê a cada grupo alguns objetos manipuláveis ásperos e macios. Peça a eles para classificarem cada item como áspero ou macio. Verifique cada grupo para avaliar seu progresso e dê a eles apoio e orientações necessárias.

  6. 6

    Permita que os alunos se envolvam na prática independente de superfícies diferentes. Passe cópias de folhas pré-impressas de práticas independentes que contenham fotos de um item áspero e um macio. Permita que os alunos identifiquem qual item é qual.

  7. 7

    Ajude cada aluno a articular o que eles aprenderam sobre superfícies ásperas e macias. Escreva o que cada aluno diz em um papel de anotação adesivo e cole-o em baixo da parte A (Aprendido) do gráfico CQA.

Dicas & Advertências

  • Você pode querer considerar começar com o exercício do gráfico CQA com os alunos no dia anterior ao qual você completa o resto das atividades. Isto te dará informações valiosas para agrupar os alunos efetivamente.
  • Preste atenção aos alunos quando eles estiverem trabalhando com materiais manipuláveis. Crianças pequenas são notórias por encontrar coisas criativas e inapropriadas para fazer com objetos pequenos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível