Como fazer o ajuste de válvulas de um Honda Civic 1.5

Escrito por lee sallings | Traduzido por victor alves
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Como fazer o ajuste de válvulas de um Honda Civic 1.5
Mantenha seu Honda em ótimo estado (Spencer Platt/Getty Images News/Getty Images)

O sistema de comando de válvulas do seu Honda de motor 1.5 e quatro cilindros tem um design OHC, também conhecido como comando de válvulas na cabeça. Quando o excêntrico do comando de válvulas gira, move o balancin que, por sua vez, abre a válvula. Neste design não há necessidade de tuchos ou hastes impulsoras para amortecer ou flexionar o movimento. Ele é muito mais eficiente e durável do que os do tipo OHV utilizados em diversos motores V6 e V8.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Jogo de chaves soquete
  • Jogo de chaves de boca
  • Jogo de chaves allen
  • Junta da tampa de válvulas

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Instruções

  1. 1

    Dê a partida no motor e deixe-o ligado até a temperatura normal de operação ser mostrada no indicador de temperatura do painel. Desligue o motor.

  2. 2

    Use uma chave de boca pra remover as roscas de 10 mm da capa das válvulas e a retire. Faça o mesmo com os parafusos de 10 mm que prendem a capa da correia superior a frente do motor usando uma chave soquete.

  3. 3

    Remova as quatro velas com uma chave soquete de 5/8''. Coloque os fios de lado para que não fiquem sujos de óleo durante o ajuste.

  4. 4

    Com uma chave soquete, force o parafuso do virabrequim, da frente do motor, no sentido anti-horário, até que o pistão do cilindro número um esteja no ponto morto superior (PMS). Quando as marcações da frente da engrenagem do comando de válvulas estiverem alinhadas com a lateral do cabeçote e a seta com a indicação "PARA CIMA" estiver apontando para cima, o cilindro número um estará no PMS do estágio de compressão.

  5. 5

    Passe um calibrador de folga de 0,02 cm por entre a haste da válvula e o balancin. Afrouxe a contra porca do parafuso de ajuste de 10 mm no balancin da válvula de admissão número um com uma chave de boca. Aperte o parafuso de ajuste com uma chave de fenda pequena até sentir um leve puxão no calibrador de folga e, mantendo-o firme, aperte a contra porca. Repita o processo no cilindro de exaustão número um com um calibrador de folga de 0,025 cm.

  6. 6

    Gire o virabrequim 180° no sentido anti-horário até que as marcações da engrenagem do comando de válvulas se alinhem com o cabeçote novamente. Ajuste as válvulas do cilindro número três da mesma forma que as do cilindro número um. Rotacione mais 180° e ajuste o número quatro. Faça um último giro de 180° no virabrequim e ajuste as válvulas do cilindro número dois.

  7. 7

    Reinstale a capa da correia frontal e, então, a tampa da válvula com a nova junta. Dê partida no motor e teste o carro.

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