Como o algodão é colhido e transformado em tecido?

Escrito por neal litherland | Traduzido por camila batista
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o algodão é colhido e transformado em tecido?
O processo de retirar o algodão do campo e colocá-lo em seu guarda-roupa é longo (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O algodão tem sido usado para a fabricação de tecido por milhares de anos e, enquanto no passado era colhido à mão, atualmente há máquinas enormes para plantar, colher, descaroçar e finalmente transformá-lo em tecido. Há diversos passos no processo e é somente quando o algodão está plantado, crescido e com troncos de fibra macia prontos para colheita que o trabalho duro começa.

Outras pessoas estão lendo

Colheita

Assim que o algodão se torna uma planta completamente crescida, o que é notado pelos troncos de fibra macia, é hora de a colheita começar. Grandes máquinas (sejam de remoção, que rolam troncos inteiros para dentro do funil, ou colheitadeiras de fuso, que puxam o algodão e o retiram da planta) são usadas para coletar todo o algodão em grandes áreas. No entanto, as máquinas também colhem muitos restos de plantas indesejadas e, portanto, uma vez que o algodão está colhido, ainda há muito trabalho a fazer.

Como o algodão é colhido e transformado em tecido?
Algodão (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Descaroçamento

Descaroçar é o processo de separar o algodão puro do material da semente menos pura que ainda está no interior da fibra colhida. Geralmente localizadas perto da plantação, as descaroçadeiras são máquinas enormes que usam uma combinação de serras circulares e filtros de grelha para puxar o algodão por uma extremidade enquanto filtra as sementes indesejadas e a matéria vegetal.

Como o algodão é colhido e transformado em tecido?
Descaroçar (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Fio

Uma vez limpo e pronto para ser transformado em tecido, o algodão é colocado no processo de fiação. Grandes máquinas, que podem processar até 45 kg de algodão por hora, pegam a fibra e a torcem, dobram e extraem em um fio. Essas máquinas giram o fio até que ele tenha textura, o que lhe confere espessura adequada.

Como o algodão é colhido e transformado em tecido?
Algodão (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Tecelagem

Para transformar o fio de algodão em tecido, é preciso tecê-lo. A tecelagem é o processo de tomar o fio e entrelaçá-lo em um padrão horizontal (urdidura) e vertical (trama) para que o fio se torne o que nós conhecemos como tecido. Grandes teares mecanizados podem produzir pilhas de tecido de algodão usando quase os mesmos métodos que antigos tecelões com teares de madeira usavam.

Como o algodão é colhido e transformado em tecido?
Algodão (Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images)

Tingimento

Por fim, o tecido de algodão é tingido, o que não é feito sempre — especialmente se o algodão deve permanecer branco. Porém, se o tecido precisa ser de uma cor diferente, então ele será tratado com corantes para alterar sua aparência. Corantes também podem ser usados no fio que formará uma estampa e que depois será tecido, mas o momento em que o tingimento ocorre é opção do fabricante.

Como o algodão é colhido e transformado em tecido?
Tingimento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível