Há algum uso para a madeira da figueira de bengala?

Escrito por bonnie grant | Traduzido por fatima mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Há algum uso para a madeira da figueira de bengala?
As raízes aéreas da figueira de bengala são um espetáculo (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

A figueira de bengala é um membro do gênero Ficus, ou seja, é da família do figo e é uma árvore grande e imponente, que dá bastante sombra e que tem hábitos interessantes de crescimento. Essas plantas possuem raízes aéreas que crescem a partir dos galhos em direção ao solo e que ajudam assim a sustentar a sua copa. Esta figueira tem seu habitat natural na Índia, Sri Lanka e Paquistão, podendo chegar a até 30 m de altura com suas raízes se espalhando por até mais de um acre. Sua madeira, no entanto, é considerada macia demais e não é útil do ponto de vista comercial.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

A figueira de bengala é uma árvore tropical para semitropical encontrada em climas quentes do mundo todo. Ela pode crescer no Brasil e pode ser mantida dentro de casa em versões menores e em vasos. Na verdade, a árvore enorme começa como uma epífita, que é uma planta que cresce em cima de outra planta ou árvore, disparando dali as suas raízes. As figueiras de bengala são enormes, com folhas verde escuro e "emborrachadas". Elas produzem um fruto de um vermelho intenso que é comestível, mas de gosto pouco agradável. E a madeira de suas raízes é forte, enquanto o tronco e os galhos são leves e resistentes à água.

História

Esta árvore é comumente plantada em torno de templos por ser sagrada tanto para os hindus quanto para os budistas. O látex dela foi sempre usado para fins medicinais. A medicina Aiurvédica, por exemplo, utiliza este elemento para tratamentos do intestino, úlceras, vômito e lepra, dentre outros. A Purdue University assegura ainda que outro sistema, o da medicina Unani, tem outros usos para a sua madeira, como afrodisíaco, tônico e em tratamentos contra a disenteria, problemas do fígado e muito mais. Esta árvore tem uma história longa de uso em curas e prevenção entre várias populações nativas.

Usos

As grandes folhas desta planta são usadas na Índia como pratos e, no caso da espécie Krishinae, como cuias. O látex pode ser usado para dar acabamento em peças de arte em metal ou em armadilhas para prender passarinhos. Após cozimento, o mesmo látex vira uma goma. Além disso, fibras podem ser retiradas das raízes aéreas e a sua casca pode ser utilizada para fazer corda. Estas árvores abrigam também uma série de insetos que liberam uma resina marrom e grudenta que é coletada e transformada em goma laca, que tem um ampla gama de usos industriais.

Usos da madeira

A figueira de bengala pode ser usada na fabricação de papel. Sua madeira macia e esponjosa não tem valor algum para a construção nem pode ser queimada como lenha. Porém, se ela for preparada com cuidado e se usarem apenas a parte central da madeira, é possível fazer móveis como caixas, painéis de portas e tampas para poços. Já a madeira das raízes é mais forte e mais útil, podendo ser transformada em postes para tendas, parelhas para animais e cabos de ferramentas, além de outros produtos de madeira que suportam peso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível