Algumas das razões pelas quais as crianças devem usar uniformes

Escrito por jessica pope | Traduzido por débora santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Algumas das razões pelas quais as crianças devem usar uniformes
Os uniformes escolares podem ajudar os estudantes a manter o foco na aula (Sean Murphy/Lifesize/Getty Images)

O debate sobre os uniformes escolares tem sido travado há décadas com defensores ferozes de cada lado. Alunos, pais, educadores e membros da comunidade têm igualmente um grande interesse no resultado deste debate. A questão dos uniformes escolares potencialmente afeta a qualidade de vida do aluno, bem como a segurança do ambiente escolar e da comunidade em geral.

Outras pessoas estão lendo

Frequência melhor

Estudos recentes da Universidade de Houston, confirmam que exigir que os estudantes usem uniformes "reforça a frequência, a questão acadêmica e o comportamento dos estudantes do ensino fundamental e médio". Os estudos sobre o desempenho dos alunos foram traçados de 1993 à 2006 , conforme as escolas implementaram políticas de uniforme. Os uniformes escolares aumentaram significativamente a frequência dos alunos e a retenção de estudantes do sexo feminino. Os pesquisadores mediram a taxa de aumento em cerca de um dia por ano escolar. Eles observaram que, enquanto um dia por ano pode parecer insignificante, os benefícios do dia extra combinado ao longo do tempo influenciam significativamente a qualidade da educação.

Menos problemas de comportamento

Uniformes escolares também parecem diminuir os problemas de comportamento dos alunos. Nos estudos de Houston e de vários estudos semelhantes, os resultados dos exames melhoraram com a implementação de políticas de uniformes escolares. Estudantes com uniforme não ficam distraídos por suas roupas e não se sentem ameaçados ou alienados por causa da vestimenta. Isto pode ajudar a explicar a tendência crescente de se exigir uniformes nas escolas. O número de escolas que exigem uniforme foi de 12% em 2000 para 18% em 2008.

Constitucionalidade questionável

A política do uniforme escolar tem sido suscetível a argumentos de inconstitucionalidade. Em 2001, pais preocupados de um número de escolas dos distritos de Louisiana, apresentaram um documento à Associação Nacional de Conselhos Escolares, argumentando que os uniformes "sufocam a expressão individual, não melhoram o ambiente de aprendizagem, são caros, e violam os direitos religiosos". A Suprema Corte dos EUA não declarou os uniformes escolares como inconstitucionais, mas a responsabilidade permanece com as escolas dos distritos para se demonstrar um benefício predominante.

Dependência de controle externo

O Tribunal de Apelações dos EUA representando o Quinto Circuito, afirmou que os uniformes escolares são constitucionalmente permitidos, desde que "o objetivo para se promulgar a política do uniforme seja aumentar os resultados dos exames e reduzir problemas disciplinares em todo o sistema escolar." Os uniformes representam uma solução externamente forçada para os problemas comportamentais e acadêmicos. Apesar da eficácia desses uniformes em aumentar o desempenho do estudante, os alunos podem ser melhores servidos, aprendendo a controlar seus comportamentos internamente. Aqueles contra os uniformes escolares argumentam que os alunos que aprendem a praticar a auto-disciplina, sem controles externos, podem ser melhores equipados para a transição em adultos auto-suficientes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível