Como se deve alimentar filhotes de cães depois que eles param de amamentar?

Escrito por stephen maughan | Traduzido por laísa nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como se deve alimentar filhotes de cães depois que eles param de amamentar?
Para que os filhotes cresçam saudáveis, eles necessitam de muitos nutrientes após o desmame (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Entre quatro e seis semanas de idade, o seu cachorro está pronto para começar o processo de desmame. Isso dura cerca de três a quatro semanas antes que você possa introduzir totalmente a comida ao seu cachorro. O processo de desmame pode ser um momento difícil, já que o filhote começa a explorar diferentes tipos de alimentos, usando o nariz e a boca, e aprende a se alimentar sozinho e a não depender do leite de sua mãe. Você pode ajudá-lo durante este processo, dando-lhe alimentos saudáveis e nutritivos.

Outras pessoas estão lendo

Comida de filhote

Comece a alimentar o seu cachorro com uma mistura sólida e de qualidade de comida para filhotes. Há uma grande variedade existente no mercado, que diferenciam-se pelo preço e pela qualidade. Se você não souber como escolher, pergunte a um veterinário ou em um pet shop local. A quantidade de comida varia, e você deve seguir as instruções de alimentação fornecidas pelo produto.

Embora alguns filhotes não tenham problemas para parar de mamar e já começar a comer direto alimentos sólidos, outros podem achar a transição difícil. Se este for o caso, você pode misturar e combinar a comida com um pouco de água morna ou leite. Se o cachorro continua a recusar o alimento, use comida enlatada úmida para cachorros ao invés da ração.

Intolerância a alimentos

O estômago dos filhotes pode ser sensível a alguns ingredientes e você irá precisar monitorar de perto a saúde de seu cão quando começar a dar ração para ele. Se o problema persistir, você pode precisar trocar a ração. Sinais que se deve procurar são cansaço, agressividade ou hiperatividade, ganho ou perda excessiva de peso, problemas crônicos de pele ou nas orelhas. À medida em que o filhote cresce, a intolerância pode acabar, mas você deve ficar atento na saúde dele se reintroduzir aquele alimento.

Mais conselhos

Se o seu filhote tem diarreia contínua, ou fezes com sangue, você pode ter que mudar sua dieta e consultar um veterinário para aconselhamento.

Também é possível preparar sua própria comida caseira para cachorros, mas isso é recomendado apenas com o aconselhamento de um veterinário, já que é preciso ter muito cuidado para conseguir o equilíbrio correto de nutrientes. Muita carne na dieta de um filhote de cachorro também pode levar a doenças ósseas irreversíveis.

Quando começar a alimentar seu filhote, você deve ficar junto dele enquanto ele come. Fale com seu cão, e, ocasionalmente, acaricie-o. Este é um treinamento importante para o seu filhote, que faz com que ele não seja tão protetivo e agressivo em relação à comida no futuro.

Água fresca

Filhotes bebem mais água do que os cães adultos, pois eles experimentam um crescimento muito rápido, e desidratam facilmente. Água limpa e fresca também reduz o risco de doenças como a leptospirose. Verifique a tigela de água durante o dia para garantir que ela fique sempre cheia. Encha-a sempre pela manhã, e antes de ir para a cama. Você também pode adicionar um pouco de água em qualquer alimento sólido para o filhote.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível