Alimentos recomendados para pessoas com aparelhos ortodônticos

Escrito por ann olson | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos recomendados para pessoas com aparelhos ortodônticos
Escolha alimentos macios para evitar danos aos aparelhos e aos dentes (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Os aparelhos ortodônticos alinham os dentes, fazendo com que fiquem retos. Contudo, se estiverem danificados não conseguem alcançar o objetivo. Comer alimentos duros ou espessos é uma maneira de fazer o aparelho quebrar ou afrouxar. Escolha alimentos macios e leves para evitar danos tanto nos aparelhos quanto nos dentes.

Outras pessoas estão lendo

Laticínios

Coma produtos lácteos macios e fáceis de mastigar como iogurte suave e leve, queijo cottage, leite, creme de ovos e pudim. Os queijos macios, como brie ou cheddar, também podem ser consumidos com segurança. Evite produtos lácteos que possuam nozes ou pedaços difíceis de mastigar.

Pães e grãos

Produtos suaves e macios de panificação são ideais para pessoas com aparelho ortodôntico. Não coma pães com sementes, nozes ou grãos duros. Os muffins também são permitidos, desde que não contenham nozes ou pedaços espessos. Outros assados, como pão de milho e panquecas, são macios o bastante para mastigar. Tortilhas a vapor ou feitas no micro-ondas também são fáceis de mastigar. Evite bagels e pãezinhos duros.

Muitos grãos são recomendados para pessoas com aparelho ortodôntico. Eles incluem cuscuz, quinoa, macarrão cozido ou miojo, cereal farro cozido, polenta, kneidl, sêmola e risoto.

Carne e frutos do mar

As carnes macias e fáceis de mastigar são seguras para comer. Alguns tipos de carne incluem frangos macios cozidos, fatias finas de frios, almôndegas, guisados de carne, bolo de carne e carne assada macia. Retire toda a pele da carne, pois pode grudar nos dentes. Não coma nenhuma carne dura ou seca, como charque.

A maioria dos frutos do mar é segura de se comer. Alguns exemplos ideais incluem peixe macio cozido, salmão, atum, terrine de peixe, salada e filetes de peixe, bolos de caranguejo e empanados de peixe não crocantes.

Vegetais

Os legumes a vapor ou cozidos são seguros – os vegetais crus ou duros não são. O site Archwired.com recomenda comer alimentos macios, como abobrinhas, purê de batatas, salada de repolho, suflê de espinafre, legumes com folhas escuras cozidos a vapor e picados, abacates, salsa, feijões e pasta de grão-de-bico. Cozinhe todos os vegetais antes de comer para amaciá-los. Não coma milho na espiga. Ao invés disso, remova os grãos do sabugo e cozinhe-os para que fiquem macios o suficiente para comer.

Frutas

As frutas macias e fáceis de mastigar, como bananas amassadas, purê de maçã ou maçãs assadas são seguras para comer. As cruas ou duras devem ser evitadas, pois podem danificar os aparelhos. Concentre-se em frutas macias, cozidas ou em forma de purê. Os sucos, sem pedaços de frutas, também são seguros.

Guloseimas

As guloseimas moles ou líquidas também são seguras, mas limite sua ingestão – alimentos açucarados causam cáries. Sorvetes sem pedaços grossos ou nozes, milkshakes, smoothies, cheesecake não congelado, gelatina e tortas de creme são permitidas com moderação. Não coma guloseimas duras, como balas, pipoca, puxa-puxa e biscoitos duros.

Saúde óssea e dental

O site WhyBraces.com também recomenda a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, magnésio e cálcio, já que melhoram a saúde óssea e dental. Consuma esses nutrientes através de produtos cozidos ou laticínios suaves, folhas verdes, frutas cítricas, grãos integrais e lentilhas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível