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Como aliviar dores na omoplata com terapia de pontos-gatilho

Atualizado em 17 abril, 2017

Pontos-gatilho, também conhecidos como nós musculares, são contrações involuntárias de uma parte da fibra muscular. A dor pode muitas vezes ser aliviada via terapia de pontos-gatilho, que consiste na aplicação de pressão em tais pontos por um período de tempo até o desaparecimento da dor nos músculos. Na área da omoplata, existem três desses pontos de pressão que devem ser focados.

Instruções

Há três pontos de gatilho perto da omoplata humana (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Examine fisicamente as fibras musculares do ombro. Se elas estiverem tensas, provavelmente elas parecerão irregulares. Você, ou a pessoa que estiver ajudando-o, deve correr os dedos ao longo das fronteiras da omoplata onde há dor. Os dedos devem mover-se em um movimento semi-triangular, com um ponto sendo no centro da omoplata, um outro perto da fronteira superior dela e a terceira abaixo do centro. Embora seja possível fazer isso por conta própria, você pode pedir para alguém executar essa ação, a fim de reduzir o risco de lesões.

  2. Pressione o ponto inferior do contorno semi-triangular usando uma bola de tênis ou o bastão terapêutico. Se você não sentir nenhuma dor, passe para o próximo ponto de pressão. Caso sinta, mantenha a pressão aplicada firmemente por 10 segundos e solte durante outros 10. Reaplique e libere a pressão conforme necessário até que a dor diminua. Se ela não diminuir após dois minutos, vá para o próximo ponto de pressão.

  3. Mova o bastão ou a bola de tênis até o próximo ponto de gatilho, que deve ser aproximadamente uma polegada para cima e meia para a esquerda, perto do meio da omoplata. Mais uma vez, aperte um dos seus itens no ponto de pressão. Se não houver dor, passe para o próximo ponto ou aplique uma pressão firme por 10 segundos de cada vez até que a dor desapareça.

  4. Mova para o terceiro e maior ponto de gatilho, localizado acima e à direita do centro da omoplata, logo abaixo da borda superior. Firmemente, aplique pressão ao ponto de gatilho. Se você sentir dor, aplique e remova a pressão por 10 segundos de cada vez por um máximo de até 2 minutos.

Dicas

  • O tratamento pode ser repetido até 12 vezes por dia.
  • Se aparecer contusões, use menos pressão.

Aviso

  • Se a dor na omoplata não desaparecer depois de diversas sessões de terapia do ponto-gatilho, considere consultar um médico, pois o problema pode ser grave.

O que você precisa

  • Bastão terapêutico
  • Bola de tênis
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