Como aliviar rigidez nas articulações

Escrito por jason medina | Traduzido por michel makarios
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aliviar rigidez nas articulações
Problemas nas articulações são comuns com a chegada da idade (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Rigidez nas articulações pode ser causada por uma variedade de fatores e condições. Não importa a causa exata, isso pode reduzir significativamente a função das articulações e o alcance dos movimentos e tornar tarefas diárias simples mais difíceis de se executar. Diversos tipos de tratamentos são disponíveis para tratar esse problema.

Outras pessoas estão lendo

Movimentos/Exercícios

Mover ou exercitar uma articulação rígida ajuda a aumentar a flexibilidade da mesma e reduzir esse efeito. Quando uma articulação é exercitada, o fluído que a envolve aumenta, o que ajuda a facilitar o movimento e aumenta a lubrificação. Mover uma junta rígida também aumenta a flexibilidade dos tecidos macios e músculos ao redor, o que ajuda a aumentar ainda mais os movimentos, o alcance e a função dos mesmos.

Calor

Aplicar calor à uma articulação rígida aumenta a circulação sanguínea nos músculos e tecidos macios ao redor da mesma, o que aumenta a flexibilidade, permitindo um maior alcance de movimentos. Aplicar uma compressa quente à uma articulação pode ser feito colocando-a diretamente na articulação ou submergindo o local em água morna ou quente.

Alongamento

O alongamento é uma forma efetiva de tratamento para uma articulação rígida. Normalmente quando isso acontece, os músculos e tecidos macios que os envolvem estão comprimidos e apertados. Mover gentilmente a articulação além do alcance normal, que é o alongamento típico, ajuda a soltar esses tecidos e músculos e aumenta a flexibilidade e alcance do movimento. Para aumentar a efetividade do alongamento, considere aplicar uma compressa quente antes de realizá-lo.

Massagem

Massagear uma articulação rígida aumenta a circulação dos tecidos macios e músculos que a envolvem e ajuda a aliviar a tensão e a compressão muscular, reduzindo assim a rigidez e aumentando a flexibilidade. A massagem também ajuda a reduzir a dor e a contração que resultam de músculos e tecidos inflamados, assim aumentando a flexibilidade e alcance do movimento. Massageie gentilmente todas as áreas da articulação para um tratamento mais efetivo, pois massagens agressivas podem aumentar a inflamação e irritação.

Tratamento com remédios anti-inflamatórios

Medicamentos anti-inflamatórios sem esteroides são uma maneira efetiva e popular de se tratar uma articulação pois ajudam a reduzir a inflamação e irritação dos tecidos macios e músculos ao redor da articulação, aumentando a mobilidade e diminuindo a rigidez. O uso desses medicamentos ajuda a reduzir os níveis de dor, o que leva a um aumento do alcance dos movimentos e funções da articulação. Esses remédios não necessitam de receita e são suficientes para uma rigidez moderada. Para uma rigidez ou dor mais severas, talvez seja necessário o uso de medicamentos mais fortes e que necessitem de prescrição médica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível