Alívio de dor para costelas quebradas

Escrito por jason brick | Traduzido por lucas silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alívio de dor para costelas quebradas
O tratamento para costelas pode ser complicado (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Costelas quebradas, trincadas e machucadas são ferimentos dolorosos. O tratamento é complicado, o que aumenta mais a inconveniência do ferimento. Enquanto você pode colocar um braço quebrado em uma atadura ou gesso, o tronco é grande demais para tais tratamentos. Maioria dos pacientes com uma costela fendida são aconselhados a reduzir as atividades e esperar que se curem. Entretanto, existem alguns truques para ajudar a aliviar a dor.

Outras pessoas estão lendo

Analgésicos sem prescrição

Muitas vítimas de costelas quebradas recebem prescrição de aliviadores de dor. Caso não tenha recebido prescrições ou se prefere não tomá-los, analgésicos simples sem necessidade de recomendação ainda podem ajudar muito. Aspirina (Bayer), Ibuprofeno (Advil) e Acetaminofeno (Tylenol) são os mais comuns. A não ser que você sofra de uma alergia, maioria tem a mesma efetividade.

Se estiver sentindo muita dor, um truque é alternar doses de dois diferentes tipos de analgésicos. Espere quatro horas entre as doses de qualquer tipo de analgésico, mas, por exemplo, pode-se escolher tomar ibuprofeno duas horas depois da aspirina e mais ibuprofeno duas horas depois. Seja cuidadoso e observe qualquer aviso na embalagem sobre a dosagem máxima. Nunca faça isso caso esteja tomando medicações sob prescrição, uma vez que elas podem interagir de uma forma imprevisível e perigosa.

Por fim, existe uma preocupação sobre usar aspirina em crianças menores de vinte anos de idade. Pergunte ao pediatra antes de fazê-lo.

Alívio de dor para costelas quebradas
O uso de analgésicos comuns (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Compressão e Imobilização

Costelas quebradas machucam muito e frequentemente é por causa que continuamos movendo-as. Toda vez que você vira, se curva ou respira, as costelas giram e curvam. É possível enrolar as costelas com uma bandagem de compressão ou até mesmo uma camiseta apertada, para imobilizar a costela fendida. Isso ajudará a minimizar a torção e o curvamento e reduzirá a dor substancialmente.

Quando em repouso, algumas pessoas descobrem que abraçar um travesseiro ou almofada contra o lado danificado do corpo pode ajudar. Essa é outra forma de compressão e é especialmente útil quando for hora de dormir.

Alívio de dor para costelas quebradas
Existem diversas formas de compressão (Comstock/Comstock/Getty Images)

"Ice, Ice baby"

Gelo reduzirá o inchaço e ajudará a anestesiar a área danificada. Especialmente durante as primeiras 48 horas, gelar suas costelas ajudará a aliviar a dor e acelerar a restauração. O melhor pacote de gelo é um saco de ervilhas congeladas: é gelado o suficiente e vai se moldar ao redor do tronco.

Quando aplicando gelo, mantenha uma toalha fina entre o gelo e a pele, para prevenir danos. Mantenha o gelo por 30 minutos de cada vez, repousando durante uma hora entre cada aplicação, para estimular o fluxo sanguíneo.

Alívio de dor para costelas quebradas
Utilizar gelo pode trazer diversos benefícios (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Repouse

Mover o corpo geralmente envolve mover as costelas. Mover as costelas machuca e faz com que demore mais para se curar. Evite o quanto puder esforços e posturas difíceis, até coisas como alcançar uma prateleira alta. Você precisa manter as costelas em uma condição para regeneração rápida.

Por fim, resista a tentação de aumentar os níveis de exercícios, considerando que "você se sente um pouco melhor". Existem algumas formas mais rápidas de se machucar do que se esforçar mais antes que seu corpo esteja pronto para isso.

Alívio de dor para costelas quebradas
Não faça movimentos bruscos (Pixland/Pixland/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível