×
Loading ...

Como tratar inchaços após uma histerectomia

Atualizado em 17 abril, 2017

A histerectomia é uma operação realizada por um cirurgião para remover o útero. Existem vários tipos de histerectomia. Uma histerectomia abdominal envolve a remoção do útero por meio de um corte em toda a barriga. Por outro lado, durante uma histerectomia laparoscópica, o cirurgião faz pequenas incisões na barriga e remove o útero através delas. Em uma histerectomia vaginal assistida por laparoscopia, o útero é cortado em pedaços minúsculos através de pequenas incisões na barriga e são retirados através da vagina. Finalmente, em uma histerectomia vaginal, ele é cortado e retirado através da vagina, sem quaisquer cortes externos. Leia mais para descobrir como tratar inchaços após a histerectomia.

Instruções

  1. Use uma banda de compressão, que deve ser colocada em volta da barriga para ajudar a reduzir o inchaço. Ela também reduz o desconforto causado pela cirurgia e, portanto, exerce duas funções.

    Loading...
  2. Fique em repouso. O inchaço que ocorre após histerectomia geralmente indica que você não está descansando o bastante. Deite-se, relaxe e deixe seu corpo se recuperar. Não faça muito esforço, pois isso pode causar uma lesão.

  3. Tente aplicar gelo. O frio reduz inflamações e, por conseguinte, o inchaço. Deite-se na cama e use uma compressa fria ou um saco de gelo envolto em toalhas sobre a área inchada. Não deixe a barriga ficar dormente e faça pausas entre as compressas de gelo para que você não fique com muito frio.

  4. Tome medicamentos anti-inflamatórios. O médico provavelmente já os terá prescrito antes de lhe dar alta. Se não, ligue para ele e peça uma receita. Se não for possível, verifique se não há nenhuma contraindicação para tomar AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) vendidos sem prescrição médica, como o ibuprofeno ou naproxeno sódico. Esses medicamentos reduzem a inflamação e o inchaço, e estão disponíveis em qualquer farmácia.

  5. Considere o tipo de histerectomia. Às vezes, a operação envolve a remoção de um ou de ambos os ovários, colo do útero ou as trompas de Falópio. Durante uma histerectomia, os cirurgiões podem realizar procedimentos na bexiga ou no reto. Se o útero não for o único a ter sido removido, o inchaço pode ser consequência das outras extrações.

  6. Ligue para o médico. Qualquer inchaço que pareça anormal ou cause preocupação justifica ligar para ele ou fazer uma consulta. O trabalho do médico é o de garantir que a recuperação corra bem, então não se preocupe por parecer apreensiva. É sempre melhor prevenir do que remediar. Além disso, o seu médico pode ajudá-la a esclarecer suas dúvidas.

Loading...

Aviso

  • Inchaços acompanhados de dores fortes, sangramento ou secreções anormais são uma emergência médica e devem ser tratados imediatamente.

O que você precisa

  • Compressa fria
  • Fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINE)
  • Banda de compressão

Recursos

Loading ...
Loading ...