Alternativas para a queima de combustíveis fósseis

Escrito por rob callahan | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas para a queima de combustíveis fósseis
A energia solar é uma forma popular de energia renovável (solar panels image by MAXFX from Fotolia.com)

Há vantagens de se utilizar combustíveis fósseis para produzir energia. Por exemplo, uma grande e robusta infraestrutura já existente para colher, refinar e convertê-los em eletricidade e meios de transporte. Mas existem muitas desvantagens, pois há uma quantidade limitada de carvão e petróleo, colhê-los é ambiental e economicamente caro, e nossa contínua dependência deles está diminuindo o fornecimento a um ritmo cada vez maior. À medida que os combustíveis fósseis se tornam mais escassos, alternativas estão gradualmente encontrando implementação nos esforços para atender nossas necessidades energéticas.

Alternativas para meios de transporte

Carros elétricos e de células de combustível de hidrogênio estão em desenvolvimento e fornecem uma alternativa para veículos que queimam combustível fóssil. Híbridos de gasolina ou eletricidade, enquanto ainda estiverem usando combustível fóssil, queimam-no de forma mais eficiente e podem ser considerados uma alternativa aos carros convencionais, devido ao seu efeito sobre a conservação dos recursos. Biodiesel é uma outra forma de combustível que usa apenas pequenas quantidades de combustível fóssil para produzir combustível mais utilizável, assim conservando recursos limitados. Os motores a diesel podem ser modificados para funcionar com óleo vegetal, criando uma alternativa de transporte funcional que serve para reciclar os óleos usados de restaurantes e instalações de produção de alimentos industriais. A energia humana é também uma alternativa quando as restrições de distância e tempo são adequadas para caminhar ou pedalar uma bicicleta.

Energias renováveis

A eletricidade gerada a partir de carvão usa combustível fóssil e pode ser substituída ou aumentada pela integração de fontes de energias renováveis na infraestrutura elétrica existente. Parques eólicos, matrizes de painéis solares e geradores de hidrelétricas são todos os suplementos viáveis para o sistema elétrico existente. Seu uso como fontes complementares de energia elétrica pode diminuir a taxa em que os combustíveis fósseis estão esgotados e reduzir a quantidade de poluição do ar e os danos ambientais causados pela mineração e queima de carvão. À medida que pesquisas dentro dessas fontes alternativas de energia avançam, o potencial para refinar suas respectivas habilidades coletoras de energia mantêm a promessa de maior eficiência e uma maior contribuição para acabar com a nossa dependência dos combustíveis fósseis.

Energia nuclear

Reatores de fissão nuclear produzem grandes quantidades de energia, contribuindo insignificante para a poluição do ar. Usinas projetadas em torno de reatores nucleares não utilizam combustíveis fósseis, liberando assim os combustíveis fósseis existentes, tais como o óleo para uso em aplicações mais sustentáveis, como plásticos, tecidos e materiais de construção. Infelizmente, os resíduos produzidos a partir de centrais nucleares são altamente tóxicos e de longa duração. O perigo de um evento catastrófico grave, como um colapso do reator, apesar de raros, pode ser devastador para toda a vida dentro quilômetros para as gerações futuras. A energia nuclear, enquanto uma alternativa limpa de curto prazo para as usinas de combustíveis fósseis, pode ter efeitos drásticos de longo prazo sobre as sociedades e ecossistemas afetados por ela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível