Alternativas para traçadores de curvas

Escrito por john willis | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas para traçadores de curvas
Apesar do nome, traçadores de curvas são ferramentas elétricas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Embora possa soar como uma ferramenta para desenhistas, um traçador de curvas é na verdade um dispositivo de testes eletrônico. Talvez o componente mais reconhecível de um traçador de curvas seja o osciloscópio, que fornece uma leitura gráfica, definindo características da corrente e da voltagem. Eles ainda são ferramentas industriais padrão para testes em semicondutores e outros componentes elétricos como diodos. Entretanto, traçadores de curvas são mais especializados, e muitos avanços geraram alternativas aos modelos antigos.

Outras pessoas estão lendo

Traçadores de curvas

Um traçador de curvas é similar a uma calculadora gráfica, de certa forma. A leitura fornece informação sobre a eletricidade que está fluindo pelo dispositivo específico sendo testado. Usuários chamam o componente que está sendo testado de "dispositivo sob teste", ou DUT. O operador pode gerar vários dados sobre um dado componente elétrico ao testar e medir a voltagem, polaridade e corrente. A porção da curva do osciloscópio representa a razão voltagem versus corrente do DUT.

Traçadores de curvas analógicos

Os primeiros traçadores de curvas eram analógicos ou dispositivos não digitais, apesar de ainda serem usados hoje. Tal qual Samuel M. Goldwasser, do site "Silicon Sam's Technology Resource" aponta, "medidores analógicos e digitais se comportam diferentemente quando estão testando dispositivos não-lineares como diodos e transistores". Goldwasser ainda afirma que "um medidor de voltagem analógico no menor alcance de resistência pode introduzir corrente elétrica demais em aparelhos menores, possivelmente danificando-os". Um leitor de voltagem com uma leitura de osciloscópio é um traçador de curvas.

Traçadores de curvas digitais

Multímetros digitais, ou DMM's com uma leitura de osciloscópio também são traçadores de curvas. Traçadores de curvas digitais ou DMM's com leituras de curvas traçadas podem não informar mais do que um dispositivo analógico faria. Entretanto, traçadores de curvas digitais são mais propensos a fazer parte do trabalho pesado para você, já que terão funções automatizadas e uma interface que guia o processo de teste.

Traçadores de curvas específicos de aplicações

Qualquer um que usou um multímetro digital moderno apenas para verificar se um fio da sua casa está ou não conectado apropriadamente pode ter pensado no provérbio "menos é mais". Esses dispositivos possuem várias aplicações que podem impressionar ou desviar a atenção de usuários que usam esses dispositivos para apenas um propósito. Se você é um engenheiro elétrico, por exemplo, a larga variedade de funções não irá atrapalhá-lo. Se estiver construindo e testando um componente repetidamente, por exemplo, pode ser benéfico optar por um traçador de curvas feito especialmente para esse teste específico, ao invés de comprar um de uso geral.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível