Antibióticos contra estafilococos em cães

Escrito por angela brady | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Antibióticos contra estafilococos em cães
Os estafilococos vivem nas membranas mucosas dos cães (Felix 2 image by Westa Zikas from Fotolia.com)

Os estafilococos (Staphylococcus intermedius) são um tipo de bactéria que causa infecções cutâneas em cães. Níveis baixos desta bactéria estão presentes na pele do cão e nas membranas mucosas, e geralmente não são um problema. No entanto, basta uma pequena ferida ou irritação para levar o cão a lamber uma certa área de sua pele repetidamente, transferindo bactérias da boca para a pele. Uma vez exposta ao ar, a bactéria se aproveita das suas novas condições para começar a se reproduzir fora de controle e causar uma infecção. Há alguns antibióticos eficientes contra estafilococos.

Outras pessoas estão lendo

Clamavox

Clamavox é a marca usada pela Merial para sua fórmula de trihidrato de amoxilina/clavulanato de potássio, e está disponível em líquido ou tabletes. O Clamavox age impedindo que a bactéria forme a mucosa que protege a parede celular, deixando estas bactérias vulneráveis à invasão e neutralização por glóbulos brancos. O Clamavox pode causar reação alérgica em casos raros, e não deve ser dada a cães que são alérgicos à penicilina ou cefalosporina. O tratamento geralmente se dá duas vezes por dia, de cinco a sete dias.

Baytril

Baytril é a marca comercial do antibiótico à base de fluoroquinolona da Bayer Health, e está no mercado através de líquido injetável ou tablete mastigável. O Baytril interfere na capacidade da bactéria de replicar seu DNA, e inviabiliza a reprodução. As bactérias mais velhas morrem e não são substituídas. Assim, a infecção termina rapidamente. Muitos veterinários prescrevem o Baytril não apenas por causa de sua eficácia, mas também porque a maioria dos cães gostam do sabor do tablete mastigável, o que facilita a ministração do medicamento. Em casos raros, o Baytril pode causar lesões na cartilagem de filhotes quando passam por um tratamento de longo prazo. Além disso, como qualquer antibiótico, ele pode causar desconforto estomacal. O tratamento geralmente ocorre entre cinco e sete dias.

Panolog

Panolog é a marca do medicamento à base de nistatina-sulfato de neomicina-tiostrepton-acetonil triamcinolona fabricado pela Novartis. Trata-se de um antibiótico tópico, disponível em creme ou pomada, e geralmente é usado em conjunto com antibióticos orais no tratamento de infecções cutâneas. A combinação específica de ingredientes não apenas mata a bactéria, mas também é eficaz contra infecções causadas por fungos que podem aparecer de maneira secundária á infecção pela bactéria. O Panolog também reduz a inflamação e o "choro", o que pode ajudar a promover um ambiente cutâneo que facilitará a cura. Reações cutâneas são raras, mas cães que frequentemente lambem o medicamento podem ficar mais propensos a um aumento de sede, a urinar mais e ganhar peso repentinamente. O tratamento geralmente envolve limpar a área afetada e aplicar uma camada fina de pomada duas ou três vezes ao dia, até os sintomas desaparecerem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível