Antigas civilizações em diferentes partes do mundo elaboraram maneiras de fazer uma lança voar mais rápido e longe do que um homem poderia arremessar com a simples força de seu braço. Tanto os índios sul-americanos quanto os aborígenes australianos criaram praticamente o mesmo disparador de lanças para auxiliá-los em suas caçadas. Embora haja algumas diferenças de design, é essencialmente o mesmo dispositivo. Conhecido como "atlatl" nas Américas e "woomera" entre os aborígenes, ele é fácilmente construído com ferramentas simples e pode atirar uma lança a mais de 160 km/h. Esta versão menor usa ferramentas modernas, mas uma faca e um machado também servem para realizar o serviço.
Instruções
-
Trace a forma do atlatl na peça de pinho. Há uma alça em cada ponta, com cerca de 12 cm de comprimento e 5 cm de largura, curvando ligeiramente para dentro para que ele tenha firmeza. Trace duas linhas do final da alça estreitando-se para dentro até um ponto a cerca de 2,5 cm até que elas se encontram no extremo do pinho de 50 cm. Assegure-se de que a forma está simétrica.
-
Faça o corte da forma.
-
Faça um buraco de 2 cm com a furadeira na alça, logo acima do ponto em que as linhas começam a se estreitar.
-
Faça um furo em 45˚ de cerca de 3 cm a partir do parte mais estreita da forma que você desenhou. Faça um buraco para o gatilho com uma broca de 1/8 de polegada e depois alargue o buraco com a de 1/4. Fure de forma que o buraco vá em direção ao lado estreito do atlatl.
-
Coloque uma das traves e cole. Enrole a trave e prenda-a firmemente com a corda e cubra tudo com cola. Haverá muita pressão sobre a trave, por isso quanto mais firme a deixar, melhor.
Faça um atatl
-
Aponte uma das pontas do tarugo de 60 cm até formar uma ponta.
-
Faça uma lacuna na outra usando a broca de 1/4, furando um buraco de 3 mm.
-
Cole as penas de pato em lados opostos do tarugo, na ponta com a lacuna, de forma que as pontas das penas fiquem niveladas com a ponta do dardo. Use cola quente e deixe-as mais presas utilizando uma corda.
-
Segure o cabo com o dedo indicador na beira do buraco, de forma que a trave no outro lado fique no lado oposto da mão.
-
Segure o dardo contra a entrada do tarugo pelo final do disparador. Segure o dardo entre seu dedão e indicador, e puxe seu braço para trás o mais que puder. Traga seu corpo pra frente com força e solte o dardo nessa hora.