Mais
×

Aprenda a fazer uma guirlanda de Dia dos Namorados

Aprenda a fazer esta guirlanda inspirada no Dia dos Namorados
Jonathan Fong

Introdução

As guirlandas não são mais apenas para o Natal. Inspirada no Dia dos Namorados, esta é a maneira perfeita de dar um toque de cor a mais à sua casa. Decore-a com borboletas e flores rosas e roxas feitas de páginas de livros. Fácil de fazer, esta decoração vai impressionar todos. Pode-se até dizer que será amor à primeira vista.

Junte seus materiais
Jonathan Fong

Materiais necessários

Para fazer esta guirlanda, você precisará de um anel de espuma com 45 cm de diâmetro, fita de juta, páginas de livros, papel colorido, um furador em formato de borboleta, fita rosa, gravetos e barbante. Você também vai precisar de uma pistola de cola quente, um grampeador e fita dupla face.

Cubra o anel de espuma com a fita de juta
Jonathan Fong

Enrole o anel de espuma com fita de juta

Enrole a fita de juta em volta do anel de espuma para cobrir todo o branco. O anel de espuma é vendido em lojas de artesanato. Neste projeto, foi utilizado um anel com 45 cm de diâmetro e fita de juta com 10 cm de largura. Sobreponha a fita para que a espuma branca não fique visível e cole a ponta com cola quente na parte de trás do anel.

Prepare as páginas de um livro para fazer as flores
Jonathan Fong

Fazendo as flores de papel

As flores de papel dão um toque romântico e retrô à guirlanda. Neste projeto, foram utilizadas páginas de dicionário, mas você pode utilizar páginas de livros comuns, partituras ou até mesmo listas telefônicas. Rasgue três páginas de um livro usado. Depois, dobre-as ao meio no comprimento. Grampeie na parte de baixo da dobra, nas bordas esquerda e direita, para juntar as folhas.

Corte as páginas
Jonathan Fong

Faça cortes nas páginas

Com as três páginas dobradas na metade, você terá seis pedaços de papel grampeados uns aos outros. Em cada um desses pedaços, faça cerca de cinco cortes perpendiculares à dobra. Eles serão as pétalas das flores.

Forme a flor
Jonathan Fong

Enrole as páginas para fazer a flor

Coloque um pedaço de fita dupla face na borda da dobra, ou seja, onde estão os grampos. Começando de um lado, enrole as páginas, sempre apertando a parte inferior, onde a fita está, para que a flor mantenha a forma. Quando terminar de enrolar as páginas, puxe as "pétalas" para baixo para desabrochar a flor.

Cole as flores de papel à guirlanda
Jonathan Fong

Cole as flores à guirlanda

Use uma pistola de cola quente para prender as flores de papel à guirlanda. Se achar que as flores ficam instáveis mesmo com a cola quente, use um alfinete para apoiá-las melhor. Neste projeto, seis flores foram coladas em um lado da guirlanda.

Enrole a fita para fazer a rosa
Jonathan Fong

Fazendo a rosa de fita, parte 1

Como as flores de papel são pretas e brancas, eu criei uma rosa cor-de-rosa para adicionar um toque colorido. Para fazer esta rosa, corte um pedaço de fita com cerca de 90 cm de comprimento. Coloque um pedaço de fita dupla face na parte inferior, em todo o comprimento da fita. Depois, começando do lado direito, enrole a fita, apertando a parte debaixo, onde a fita está, para que a flor não se desmanche.

Finalize a rosa de fita
Jonathan Fong

Fazendo a rosa de fita, parte 2

No começo, a fita deve estar bem enroladinha para parecer com as pétalas fechadas de uma rosa, mas, conforme você enrola, deixe-a um pouco mais solta. Novamente, lembre-se de sempre apertar a flor na parte debaixo, onde a fita está, para manter a forma. Quando terminar de enrolar a rosa, cole-a à guirlanda com cola quente, perto das flores de papel.

Faça corações rústicos com gravetos ou ramos de alecrim
Jonathan Fong

Fazendo dois corações de graveto

Enrole dois gravetos, formando laçadas, e amarre-os um ao outro com barbantes para fazer corações. Eles devem ser finos o suficiente para dobrarem sem quebrar. Uma dica: mergulhe-os em água por algumas horas e eles ficarão mais flexíveis. Você também pode fazer esses corações rústicos com alecrim, videiras ou folhas compridas, como as de linhaça.

Cole os corações na guirlanda
Jonathan Fong

Dois corações em um só

Reforce o barbante que segura os gravetos com um pouco de cola quente. Depois, cole dois corações na guirlanda. Sempre coloque dois juntos, nunca deixe um sozinho. Para firmá-los melhor, amarre os corações à guirlanda com barbante.

Faça as borboletas de papel
Jonathan Fong

Fazendo as borboletas

Com um furador grande em formato de borboleta, que pode ser encontrado em lojas de artesanato, faça borboletas de papel rosa e roxo. Se não tiver um furador, as borboletas são fáceis de recortar à mão. Ou recorte mais corações, se preferir.

Cole as borboletas à guirlanda
Jonathan Fong

Arrume as borboletas

Dobre as borboletas para deixá-las mais dimensionais e use cola quente para colá-las à guirlanda. Neste exemplo, elas foram colocadas próximas aos corações de gravetos e em uma parte das flores de papel. Tenha em mente que as borboletas criam um efeito maravilhoso quando são sobrepostas.

Faça a laçada para pendurar a guirlanda
Jonathan Fong

Faça um laço para pendurar

Enrole um pedaço de fita cor-de-rosa no topo da guirlanda e cole-o com cola quente para criar uma laçada para pendurar.

Acrescente detalhes pessoais à guirlanda
Jonathan Fong

Dê seus toques pessoais

Embora esta guirlanda tenha vários elementos decorativos, customize-a do jeito que preferir. Por exemplo, você pode criar uma guirlanda feita inteiramente de flores de papel ou apenas com as borboletas coloridas. Afinal, no Dia dos Namorados, você deve seguir o seu coração.