on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Aprendendo a cultivar em estufas

Atualizado em 21 julho, 2017

Se você está pensando em comprar ou construir uma estufa para estender sua temporada de jardinagem, faça isso! Cultivar plantas em uma estufa pode parecer um pouco intimidante no começo, mas é quase igual a cuidar das plantas no jardim. A diferença é que você terá que regá-las por conta própria, já que não poderá aproveitar a chuva, como faria em uma horta tradicional. Se estiver preocupada com o fato das abelhas conseguirem entrar e polinizar suas plantas, relaxe. Elas entrarão através das aberturas de ventilação no teto e das portas.

Aprenda a cultivar plantas em uma estufa (mavis butterfield)

Escolhendo a estufa certa

As estufas existem em todas as formas, tamanhos e preços, mas você provavelmente vai querer comprar a maior que conseguir pagar. Se for tradicionalista e tiver dinheiro suficiente, talvez queira as estufas de vidro à moda antiga, por questões estéticas. Se a região onde você mora não tem muitas restrições, construir uma estufa plástica e sem aquecimento é uma ótima opção para pessoas que gostam de projetos caseiros e não têm um orçamento muito alto.

Idealmente, a temperatura de uma estufa deve ser de cerca de 26,5ºC durante o dia e pouco mais de 10ºC à noite durante os meses de verão. Aberturas de ventilação no telhado e nas laterais podem ser usadas para ajudar a regular a temperatura e mantê-las abertas durante o verão ajudará com a circulação de ar.

Loading...
Tomates são fáceis de se cultivar em uma estufa (mavis butterfield)

Cultivando verduras e legumes o ano inteiro

Se você planeja cultivar legumes e verduras durante o inverno, será preciso evitar que as plantas congelem (entre 4 e 7ºC é uma temperatura ideal para vegetais como espinafre, alface e cenouras). O uso de coberturas ou instalar um pequeno aquecedor em uma estufa ajudará a manter as plantas acima da temperatura de congelamento em regiões mais frias, e ajudará com problemas de umidade que possam ocorrer.

Estufa em túnel com coberturas sobre as fileiras de plantas (mavis butterfield)

Esqueça as regras!

Uma das alegrias de se ter uma estufa é que você pode fazer o que quiser, então use a criatividade. Quer tentar cultivar ervas ou alface em calhas de chuva? Vá em frente. Experimente cultivar plantas cítricas se isso é algo que você sempre quis fazer. O segredo em qualquer hobby (principalmente na jardinagem) é a alegria que o processo de tentativa e erro nos traz. A maioria dos pacotes de semente custa apenas um ou dois reais, então experimentar diferentes plantas em sua estufa é uma forma bem barata de entretenimento.

Manjericão plantado em calhas (mavis butterfield)

Cultivando mudas em uma estufa

Começar a cultivar mudas antes das temperaturas começarem a subir lá fora é apenas um dos muitos benefícios de se ter uma estufa.

Sementes fortes, como repolho, brócolis, acelga e alface podem ser plantadas durante o final do inverno para serem colhidas no início da primavera. Você pode começar a cultivar tomates e pimentões no início da primavera e, quando o clima esquentar, poderá levá-los para o jardim. Suas plantas não só serão maiores e melhores do que as do mercado, mas também terão um sabor melhor, pois foram cultivadas com carinho e amor.

Mudas de repolho em uma estufa (mavis butterfield)

Manutenção da estufa

A melhor coisa na limpeza de uma estufa é que não há necessidade de utilizar produtos químicos. Você se surpreenderia ao ver a rapidez com que o pólen das árvores, algas e fungos podem se acumular em suas paredes externas e internas. Apenas limpe a estufa uma ou duas vezes por ano com uma escova de cerdas firmes e água quente com sabão. Quando limpar sua estufa, aproveite a oportunidade para limpar todos os vasos e bandejas de plantas também, principalmente se planeja continuar cultivando durante o inverno, quando é preciso maximizar a luz que entra em sua estufa.

As estufas não requerem quase nada de manutenção (mavis butterfield)
Loading...
Loading ...
Loading ...