Como aprender a fazer a pregação expositiva

Escrito por kristyn hammond Google | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aprender a fazer a pregação expositiva
Um sermão expositivo explora a Bíblia por sentido e informações (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Existem três tipos principais de estilos de pregação: tópicas, textuais e expositivas. Sermões tópicos são construídos em torno de temas bíblicos, mas os pontos primários e secundários são construídos em torno de experiências do mundo real, como um sermão sobre a bondade com os pontos de tomadas de uma tragédia local. Um sermão textual é construído em torno de um ponto primário, tirado das Sagradas Escrituras, mas apresentados com pontos menores, que não são bíblicos, como um sermão sobre os Dez Mandamentos, que expressa pontos sobre a vida de sua congregação. Sermões expositivos usam temas bíblicos, um ponto principal da Bíblia e os pontos menores resultantes também tirados da Bíblia.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Estude a sua Bíblia em todo o processo de preparação. Selecione uma passagem central da Bíblia que aborde uma mensagem importante para a sua congregação. Explore-a por outras passagens que fornecem uma compreensão de sua mensagem central ou que expressem seu ponto de maneiras diferentes. Por exemplo, você pode decidir aterrar seu sermão na mensagem central das Bem-aventuranças (Mateus 5:3-12), e focar na mensagem de Cristo sobre o acolhimento da clemência pela misericórdia. Leia outras passagens similares que fornecem informações sobre a misericórdia.

  2. 2

    Construa o seu sermão em torno de um tema central, ao decidir sobre ele e, em seguida, ligando cada passagem, juntamente com o seu tema. Como exemplo, você pode decidir que o seu tema sobre a misericórdia deve centrar-se em torno da misericórdia para com aqueles que não estejam com a sua igreja e adicionar vários pontos menores, como a história da pecadora que lavou os pés de Jesus (Lucas 7:38-50). Use este exemplo para explicar o papel do perdão como um componente de misericórdia.

  3. 3

    Centre cada ponto que você faz no texto bíblico, referindo-se a histórias da Bíblia ou pontos ou ideias discutidos nela. Pergunte a si mesmo quais os pontos que parecem pouco claros e por que eles parecem obscuros. Observe estes pontos como áreas de preocupação. Estude-os, pesquisando o contexto histórico do ponto ou procurando uma resposta bíblica. Por exemplo, você pode questionar a forma dos pecados cometidos pela mulher que lavou os pés de Cristo e decidir com a pesquisa, usando pistas contextuais das Escrituras e informações históricas a partir do momento, que tipo de pecados ela pode ter sido culpada e, posteriormente perdoada.

  4. 4

    Apresente seu sermão expositivo para a sua congregação. Reserve algum tempo após o seu sermão para falar com os membros de sua congregação que estejam confusos ou incertos sobre sua mensagem. Desenvolva seu estilo expositivo, ouvindo as reações de sua congregação e aprenda a lidar com suas confusões em seu próximo sermão expositivo. Saiba o que a sua congregação precisa de você e mantenha a porta aberta, se houver dúvidas sobre a sua mensagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível