Quais são os elementos da comunicação efetiva

Escrito por diane todd | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os elementos da comunicação efetiva
Ouvir efetivamente é a chave para a comunicação (businesswoman talking on phone image by patrimonio designs from Fotolia.com)

A comunicação efetiva exerce um papel vital no sucesso de toda relação pessoal e profissional. Tornar-se um comunicador habilidoso exige que o aprendizado das funções de todos os elementos da comunicação. Você pode usar esses elementos de muitas maneiras, incluindo falar em público, nas relações interpessoais, no desenvolvimento da mídia e nas relações de negócios. O modelo básico de comunicação consiste de cinco elementos de comunicação: o que envia, o que recebe, a mensagem, o canal e o feedback.

Outras pessoas estão lendo

Mantenha a clareza da mensagem

Aquele que passa a mensagem exerce um papel específico na comunicação. Para se comunicar efetivamente, quem envia deve usar técnicas verbais e não verbais efetivas. Falar ou escrever claramente, organizar os seus pontos para torna-los fáceis de ser entendidos, manter o contato visual, usar a gramática corretamente e passar uma informação acurada são todos essenciais na eficácia da sua mensagem. Você perderá o seu público se este perceber descuidos óbvios da sua parte. Aquele que envia a mensagem deve ter algum entendimento de quem é o recebedor para modificar a mensagem de maneira que ela se torne mais relevante. No modelo básico de comunicação, quem envia a mensagem é o Ponto A do diagrama.

Quais são os elementos da comunicação efetiva
Fale (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Conheça o seu público

O receptor representa a parte para a qual a mensagem é enviada. Pode ser uma pessoa ou um público inteiro. No modelo básico de comunicação, o receptor, denominado como Ponto B, está logo a frente do comunicador. O recebedor também pode se comunicar verbalmente ou não. A melhor maneira de receber uma mensagem é ouvir cuidadosamente, se sentar de forma correta e fazer contato visual. Não se distraia ou tente fazer outra coisa enquanto estiver ouvindo. Acenar e sorrir enquanto você escuta o comunicador demonstra que você entende a mensagem.

Quais são os elementos da comunicação efetiva
Fale (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Expresse pontos chave

A mensagem pode ser o elemento mais crucial da comunicação efetiva. Uma mensagem pode chegar de muitas formas diferentes, como uma apresentação oral, um documento escrito, uma propaganda ou apenas um comentário. No modelo básico de comunicação, a seta do Ponto A até o Ponto B representa a mensagem do comunicador viajando até o recebedor. A mensagem não é necessariamente o que o comunicador tem intenção de difundir. Desta forma, ele deve não apenas compor cuidadosamente esta mensagem, como também deve avaliar as formas como ela pode ser interpretada.

Quais são os elementos da comunicação efetiva
Fale (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Avalie o seu meio

A mensagem viaja de um ponto a outro através de um canal de comunicação. No diagrama, o canal fica entre o comunicador e o recebedor, Pontos A e B. Muitos canais, ou tipos, de comunicação existem, da conversação ao rádio, à televisão, a um site da internet ou algo escrito, como um livro, carta ou revista. Todo canal de comunicação possui suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, uma desvantagem da palavra escrita, em uma tela de computador ou em um livro, é que o receptor não consegue avaliar o tom da mensagem. Por essa razão, comunicadores eficientes se comunicam por meio da palavra escrita de modo claro, assim eles não precisam contar com um tom específico de voz para transmitir a mensagem de forma correta. As vantagens da televisão como um canal de comunicação incluem o seu alcance expansivo de uma público amplo e a habilidade do comunicador de manipular a mensagem mais profundamente usando edição e efeitos especiais.

Quais são os elementos da comunicação efetiva
Computador (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Receba bem o feedback

O último elemento da comunicação efetiva, o feedback, descreve a resposta do receptor ou a reação pela mensagem do comunicador. O receptor pode transmitir um feedback fazendo perguntas, comentários, ou apenas apoiando a mensagem que foi dada. O feedback ajuda o comunicador a determinar como o recebedor interpreta a mensagem e como ela pode ser melhorada. No modelo básico de comunicação, o recebedor transmite o feedback do Ponto B de volta para o comunicador no Ponto A. Como resultado disso, o modelo tem uma aparência cíclica, uma vez que o receptor original se torna o comunicador e vice versa.

Quais são os elementos da comunicação efetiva
Ouça (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível