Mais
×

Como fazer arco-íris com prismas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Estudantes muitas vezes são beneficiados com demonstrações científicas, porque a evidência visual lhes dá um outro modo de se lembrar dos conceitos-chave. Isto funciona especialmente bem para conceitos intangíveis, como a trajetória da luz. Você pode explicar aos alunos que a luz é, na verdade, composta de um espectro de cores e falar sobre a formação de arco-íris consolidando as informações com uma demonstração. As manifestações de luz mais simples envolvem prismas, que são cristais longos, claros, triangulares geralmente feitos de quartzo que dividem o espectro de luz em cores diferentes quando usados corretamente.

Instruções

Crie um arco-íris com um prisma (prism image by ANKUR from Fotolia.com)
  1. Prenda com tachinhas o papel branco ou tela em uma parede. Verifique se a superfície está plana e lisa para que possa capturar o arco-íris perfeitamente. Você pode colocá-lo em toda a sala a partir de uma janela ensolarada ou usar uma lanterna se as janelas estiverem indisponíveis.

  2. Segure o prisma na frente do papel ou tela, certificando-se de captar a luz da janela. Caso esteja usando uma lanterna, segure-a com a mão que escreve mantendo o prisma com a outra mão. Ligue-a e mantenha o prisma no feixe de luz.

  3. Gire o prisma em frente à fonte de luz. Ela deve incidir sobre a tela ou papel. Gire o prisma até que um vértice do triângulo encontre um feixe de luz. Ela deve refratar através do prisma e criar um arco-íris no fundo branco.

O que você precisa

  • Prisma
  • Papel branco ou lona
  • Tachinhas
  • Fonte luminosa
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article