Argila e areia para fazer cerâmica

Escrito por erin maurer | Traduzido por kelly damasceno
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Argila e areia para fazer cerâmica
A roda do oleiro permitiu ao ceramista a criação de projetos de argila mais complexos (pottery image by Avesun from Fotolia.com)

Desde que as pessoas têm habitado a Terra, elas têm feito cerâmica de solos argilosos. Ao longo do tempo, diferentes culturas ao redor do mundo desenvolveram seus próprios estilos de cerâmica. Após a modelagem, a cerâmica é queimada em um forno ou fogueira para ajudar a endurecer. Ceramistas pintam desenhos coloridos e usam uma cobertura vitrificada na louça acabada. Atualmente, a cerâmica é um ofício artesanal comum usado para fazer peças decorativas e pratos funcionais. Além da argila, a areia pode ser utilizada para esculpir.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

De acordo com o site ArtisticTile and Stone, a cerâmica têm feito parte da cultura humana há mais de 8.000 anos. Os primeiros exemplos de cerâmica foram criados pelo povo Jomon do Japão, e datam de 10.500 a 400 AC. Exemplos antigos de cerâmica também foram encontrados em todo o antigo Império Romano, Irã, América do Norte e do Sul. Segundo a Universidade do Estado de Minnesota, diferentes tipos de argila podem ser utilizados para criar diversas formas. Existem três formas comuns de cerâmica, incluindo a faiança, o grés e a porcelana. A faiança é criada a partir da argila com uma textura ligeiramente arenosa. O barro é cozido em um forno ou fogueira até que se torne duro e coberto com um esmalte para deixá-lo impermeável. O grés é geralmente usado para pratos, vasos e outros recipientes. É queimado a uma temperatura mais elevada, perto de 648°C, o que faz com que a argila não tenha porosidade. O grés e a porcelana foram ambos desenvolvidos na China antiga. A porcelana difere da faiança porque é feita a partir de uma argila fina que contém poucas impurezas. As peças de porcelana são queimadas em temperaturas entre 750 e 1500°C. Elas são quase transparentes quando terminadas. A porcelana é queimada uma vez, um verniz vitrificado é aplicado e então é queimada novamente, assim como a faiança.

Técnicas

A confecção da cerâmica pode ser feita por principiantes ou artesãos qualificados. A feita a mão é um dos métodos mais simples e primitivos de construção e é ideal para o oleiro novato. Outro método simples para criar a cerâmica é o método do rolo. A argila é moldada em rolos compridos, que são empilhados um em cima do outro. Depois, o ceramista usa as mãos para alisar os rolos em conjunto. Segundo o site do Minnesota State University, a invenção da roda do oleiro mudou a forma como a cerâmica é feita. Permitiu que a cerâmica fosse girada, e projetos mais complexos começaram a ser criados.

Decoração da cerâmica

Assim como existem muitos métodos para a criação de cerâmica, a decoração também tem uma longa história. De acordo com o site Artistic Tile and Stone a cerâmica antiga - especialmente a da Ásia e da Europa - era decorada com desenhos esculpidos e impressos. A esmaltação e a pintura após a queima, é uma das técnicas de decoração mais comum. Há muitos tipos de técnicas e esmaltes, incluindo vernizes feitos a partir do sal, cinzas de madeira, areia e tintas tradicionais.

Areia para escultura

A areia para escultura é uma maneira simples de transformar a areia em uma substância moldável como a argila. Segundo o site Pottery Magic, a areia torna-se elástica de uma maneira similar a argila, permitindo a criação de esculturas. Faça a areia para escultura misturando uma xícara de areia da praia, ½ colher de chá de potassa, ¼ xícara de amido de milho e uma xícara de água. Segundo o site Thrify Fun é necessário aquecer todos os ingredientes em uma panela grande em fogo médio. Mexa a mistura de forma constante até que ela comece a ficar rígida.

Ideias simples de artesanato

A areia para escultura é ideal para projetos de cerâmica simples. Divida a areia em porções e adicione corante alimentício para criar versões coloridas. Use-as para criar moldes de objetos como impressões de mãos e conchas. É ideal para a construção de castelos de areia em lugares além da praia. Também crie uma moldura divertida texturizada, pressionando-a em uma moldura de madeira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível