Como usar as artes para aumentar a autoestima em crianças

Escrito por oubria tronshaw | Traduzido por morgana nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar as artes para aumentar a autoestima em crianças
Aumentar a autoestima em crianças torna-as mais comunicativas (children image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Algumas crianças têm uma autoestima baixa por várias razões. Em alguns casos, uma experiência traumática ou um abuso é a causa disso. Outras vezes, a criança pode não se sentir ouvida ou valorizada. Seja qual for a razão, incentivá-la a participar de artes é uma forma comum de aumentar sua autoestima. As artes ajudam as crianças a preencherem a lacuna entre a percepção do que elas não podem fazer e a realização de todas as coisas que elas podem.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Incentive a expressar a criatividade. As artes proporcionam uma oportunidade única para as crianças expressarem-se fora dos parâmetros acadêmicos do "certo" ou "errado". Ao desenhar, pintar, dançar, atuar ou cantar, as crianças têm a oportunidade de mostrar de forma criativa os sentimentos que normalmente são guardados. Use as artes para ajudá-las a ficarem mais confortáveis em expressarem-se de forma única, o que basicamente ajuda-as a aceitarem seus próprios sentimentos e a apreciarem seus próprios talentos e habilidades.

  2. 2

    Promova a tomada de riscos. Use as artes para incentivar as crianças a atuarem na frente de seus colegas e pais, a aprenderem técnicas artísticas e princípios que possam parecer difíceis ou impossíveis à primeira vista, e mova os limites do que elas acreditam que podem fazer. Através da tentativa de alcançar novos patamares criativos e arriscar a possibilidade de fracassar ou de ter sucesso, as crianças aprenderão os benefícios de tentar coisas novas e aprender com seus erros. Observe o espanto delas com a profundidade de sua própria ingenuidade e resiliência.

  3. 3

    Crie oportunidades para elogios. Use as artes para elogiar a coragem, a autoexpressão e criatividade das crianças. Repita declarações de incentivo, como: "Eu estou tão orgulhoso de você", "Você faz isso muito bem", "Estou surpreso com seu progresso", "Eu posso dizer que você realmente gosta do que está fazendo", "Você é tão corajoso por se expressar assim" ou " Observar o seu trabalho é uma alegria para mim". Reforce às crianças que elas estão fazendo contribuições valiosas e únicas; isso irá ajudá-las a se valorizarem.

  4. 4

    Encoraje a aceitação de si e dos outros. Explique às crianças que todo mundo sente-se um pouco nervoso ao revelar o seu lado artístico, quer atuando na frente de uma multidão, mostrando a alguém um desenho que ele próprio criou ou permitindo que seus colegas leiam uma história ou ouçam uma música. Isso ajudará as crianças a serem compassivas e solidárias com os outros, o que, por sua vez, irá ajudá-las a serem compassivas e gentis com elas mesmas.

  5. 5

    Proporcione uma sensação de realização. Use as artes para demonstrar às crianças o quão imperativo é terminar o que você começou. Relembrar suas próprias realizações preencherá as crianças com um senso de orgulho e aumentará a confiança delas em relação às suas próprias capacidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível