Atividades para crianças com paralisia cerebral

Escrito por brenda thamm | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para crianças com paralisia cerebral
A parte do corpo afetada depende da área do cérebro danificada (Creatas/Creatas/Getty Images)

A paralisia cerebral (ou PC) é um dano que pode ocorrer nas primeiras fases da vida e alguns casos ocorrem durante o parto. As crianças com essa paralisia tem dificuldade de controlar os movimentos, pois o cérebro não é capaz de enviar sinais de coordenação para todo o corpo. A parte afetada depende das partes do cérebro que foram danificadas. A PC pode resultar em uma deficiência menor, quase imperceptível, ou no corpo inteiro. As crianças afetadas diferem muito nas habilidades, o que torna a escolha das atividades uma tarefa específica individual.

Outras pessoas estão lendo

Atividades ao ar livre

As crianças com paralia cerebral que são incapazes de andar, muitas vezes desejam uma atividade física que use seus grupos musculares. A natação é uma dessas atividades. Com boias e supervisão, quase todas as crianças podem participar. Saltar em uma cama elástica também é apropriado para aquelas que têm dificuldade de locomoção. Mesmo que a criança só possa sentar ou deitar, outra criança pode pular para que ela sinta a sensação.

Balançar em um balanço adaptado é uma atividade especialmente boa; balanços tipo estilingue são ótimos para crianças que não podem sentar. Mesmo uma criança que não tem mobilidade mas é pequena suficiente para levantar, pode balançar ou ser colocada em um escorregador e assistido até experimentar o movimento do deslizamento. Uma esteira ou uma toalha colocada debaixo da criança pode tornar a jornada mais controlável.

Atividades dentro de casa

Se a criança é capaz de suportar o peso em suas pernas, ela pode gostar de ser apoiada em uma posição ereta em uma superfície firme. As caixas stander estão disponíveis para facilitar essa posição, especialmente para uma criança grande, que é mais difícil de segurar. Coloque um espelho em frente à ela para encorajá-la a manter a cabeça erguida.

Crianças com paralisia cerebral, muitas vezes, gostam que leiam para elas. Não importa o nível de desenvolvimento, existem materiais de leitura apropriados. Para crianças que não falam, ler ou cantar para elas é uma oportunidade de enche-los com a linguagem. Brincadeiras cantadas como "Ciranda" envolvem a criança ainda mais. Encontre uma música que sua criança goste e faça gestos com os braços.

Algumas crianças podem ativar um interruptor usando a cabeça, mãos ou pés. Esses interruptores podem ser usados para várias atividades de "adaptação de interruptor", como ligar um leitor de música em um brinquedo movido a bateria ou para comunicação com computadores adaptados. Os brinquedos com interruptores adaptados e os interruptores estão disponíveis em catálogos especializados e sites.

Atividades adaptadas

A maioria das atividades podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais da criança, especialmente se a pessoa que faz a adaptação conhece a crianças e suas habilidades. Por exemplo, uma criança com paralisia cerebral que quer colorir, pode não ter coordenação motora para usar o lápis. Providencie lápis grandes ou com cabos ao redor que ajudem a pegá-lo. Se outra criança joga beisebol com seus amigos, mas não anda ou tem coordenação mão-olho adequada, ela deve ser capaz de acertar a bola em uma alvo a partir de sua cadeira de rodas e pedir a um amigo para empurrá-la em torno das bases. Quase toda atividade pode ser adaptada com o equipamento correto e imaginação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível