Mais
×

Efeitos de mães autoritárias sobre a vida adulta de seus filhos

Muitas pessoas diriam que criar filhos é o emprego mais difícil que existe. Aprender a ser um bom pai é um processo interminável, que às vezes pode ser difícil e sobrecarregante. Estilos de criação podem influenciar fortemente a vida da criança e o desenvolvimento de sua personalidade. Em particular, criar os filhos de maneira autoritária pode causar danos mentais e emocionais na criança, o que pode levar a consequências negativas, mesmo na vida adulta.

Relacionamentos

Uma criança que tem uma mãe autoritária pode ter poucos amigos. Mães desse tipo geralmente escolhem os amigos da criança. Ela estará no comando do planejamento das festas e da escolha de quem será convidado ou não. A mãe geralmente falará pela criança, que pode crescer sentindo vergonha e não tendo voz ou opinião. A criança pode crescer sendo passivo-agressiva, fraca e com medo de confrontos, o que pode causar problemas em futuros relacionamentos.

Perfeccionismo

O perfeccionismo se torna altamente importante para uma criança com uma mãe autoritária, já que é isso que a criança sente que precisa ter para agradar sua mãe e ganhar seu amor. Essa criança se torna um adulto ansioso e pressionado para obter sucesso em sua profissão de escolha. Além disso, o adulto passa a precisar de constante reconhecimento de seu chefe para saber que ele está realizando melhor suas tarefas que seus colegas de trabalho. Suprir as expectativas dos outros se torna o carro chefe do comportamento desse tipo de pessoa. Ela pode se tornar tão obcecada para obter um bom desempenho que a pessoa passa a trapacear para chegar na frente e evitar desaprovações.

Insegurança

Se uma criança que tem uma mãe autoritária falha ou não corresponde às expectativas, ela geralmente sente culpa ou ódio de si mesmo. Uma mãe assim pode acentuar esses sentimentos, dependendo de sua reação. Os filhos de mães autoritárias podem desenvolver várias inseguranças que podem levar a desordens alimentares e comportamentos de automutilações durante a adolescência ou a vida adulta. Uma criança pode mentir sobre erros cometidos ou culpar os outros por aquilo que ela fez. A agressão e a reação exagerada à autoridade também é comum com pessoas que se sentem frustradas por causa de falhas perceptíveis.

Maturidade emocional

Um adulto que foi criado por uma mãe autoritária pode ter falta de maturidade emocional. A pessoa pode não saber como expressar seus sentimentos ou tomar decisões. Ela pode ter dificuldades em dizer não às pessoas, especialmente autoridades. A pessoa também pode se dedicar às exigências e desejos alheios para evitar conflito e ganhar aceitação. Esse tipo de adulto foi ensinado a ganhar amor e aprovação através de boas performances e cumprimento de regras. Então, o filho adulto de uma mãe autoritária pode acreditar que relacionamentos amorosos podem ser apenas condicionais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article