×
Loading ...

O que é brincadeira de construção?

Atualizado em 17 abril, 2017

Para crianças, a hora de brincar pode ser uma experiência de aprendizado tanto quanto um trabalho escolar. Ao brincar, crianças aprendem a interagir umas com as outras, usam a imaginação e seguem as regras do jogo. Um tipo valioso de brincadeira é chamado de "brincadeira de construção".

Brincadeiras de construção envolve encaixar peças para criar algo novo (series object on white toy - railway engine and branch line image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)

Definição

Nas brincadeiras de construção, a criança constrói objetos grandes com objetos menores manipulando-os. Uma variedade de atividades é envolvida, como empilhar, rearranjar, montar, desmontar desenhar e moldar.

Loading...
Jogos de montar inspiram criatividade (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Exemplos

Crianças montando castelos de areia em uma praia ou homens de neve no jardim de suas casas estão se envolvendo em uma brincadeira de construção, assim como as que fazem torres de madeira ou plástico e as que ficam ao redor de uma mesa com um trenzinho montando os trilhos.

Fazer um homem de neve é um tipo de brincadeira de construção (Comstock/Comstock/Getty Images)

Desenvolvendo capacidades

De acordo com Francis Wardle, PhD, que escreveu para o EarlyChildhoodNews.com, são inúmeros os benefícios da brincadeira de construção. Por exemplo, manipular objetos ajuda as crianças a desenvolver capacidades em várias atividades, como empilhar e desenhar.

Criança desenhando (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Ganhando confiança

Wardle também conta que completar projetos de brincadeiras de construção dá às crianças a sensação de satisfação, melhora sua confiança e as dá algum controle do ambiente.

Outros tipos de brincadeiras

A brincadeira de construção é um tipo importante. Outros tipos incluem a brincadeira social, com fantasia, motora e de jogos. As crianças crescem e seu tipo de interação com o mundo fica mais complexo, a brincadeira continua apoiar seu crescimento e desenvolvimento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...