×
Loading ...

As vantagens e desvantagens de praticar esportes

As práticas esportivas são concebidas para serem divertidas e competitivas. Elas proporcionarem às crianças a oportunidade de desenvolverem habilidades físicas e aprenderem sobre honestidade e compromisso. Há ligas esportivas para crianças de diversas idades. Muitas vantagens e desvantagens estão associadas a práticas esportivas.

Esportes ensinam aos indivíduos sobre trabalho em equipe e honestidade (Darrin Klimek/Digital Vision/Getty Images)

Efeitos físicos

Praticar esportes melhora a autoestima de meninos e meninas, e dá a eles a oportunidade de melhorar a qualidade de vida através do exercício físico. Crianças que praticam esportes são menos propensas a serem obesas, o que ajuda a projetar uma imagem positiva do corpo, especialmente para garotas. Aqueles que praticam esportes enquanto crescem são menos propensos a usarem drogas, bebidas alcoólicas ou engravidarem. Atividades físicas também podem aliviar a ansiedade e a depressão.

Loading...

Desenvolvimento de habilidades

Crianças que praticam esportes podem desenvolver diferentes aptidões. Habilidades sociais podem ser aprendidas, já que os indivíduos praticam esportes com os amigos enquanto crescem. Também podem aprender disciplina através da prática e do trabalho duro. As crianças podem definir e atingir objetivos em um determinado esporte. Habilidades de liderança e pensamento crítico também podem ser desenvolvidos através do trabalho em equipe e estratégias de jogo.

Lesões

Uma das principais desvantagens de praticar esportes é ter uma lesão. É possível que atletas tenham danos a longo prazo nos joelhos e em outras partes do corpo. Crianças que praticam esportes de contato, como futebol e hóquei, podem ser mais suscetíveis a lesões.

Competição

Em alguns casos, as competições podem ajudar as crianças a desenvolverem habilidades que se traduzem na escola e no trabalho, mas em outras situações, as competições podem ter um efeito prejudicial. As crianças que obtêm sucesso praticando esportes podem se tornar obsessivas em se tornarem melhores e o trabalho escolar pode ficar prejudicado; também podem sentir uma grande pressão para ganhar e jogar bem. As crianças superadas fisicamente podem sentir que os esportes competitivos não são mais divertidos e podem ser caçoadas e intimidadas pelos colegas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...