Mais
×

Artesanato com árvores Truffula, de "O Lorax"

Atualizada March 09, 2017

"O Lorax" é uma história clássica do autor Dr. Seuss usada paro estimular a conversa de sala de aula sobre questões ambientais. Quando o Umavez-ildo continua a derrubar árvores de Truffula para alimentar o seu negócio, o pequeno e peludo Lorax não fica quieto. "Eu sou o Lorax. Eu falo pelas árvores. Eu falo pelas árvores que não têm nenhuma língua", ele grita. Professores de todas as séries podem usar a história como ponto de partida para projetos em profundidade sobre os efeitos da indústria no meio ambiente.

As crianças podem fazer árvores de Truffula coloridas para acompanhar o clássico de Dr. Seuss, "O Lorax" (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Vaso de planta Truffula

Transforme um pote de terracota simples em um suporte de planta com tema de Lorax usando espuma colorida. Desenhe um retângulo de 5 cm a 20 cm, dependendo do tamanho do vaso. Em ambos lados do retângulo, desenhe mãos semelhantes às do Lorax. Corte em torno do perímetro, deixando as mãos anexadas. Trace o desenho em uma segunda folha de espuma na mesma cor e corte-o. Coloque os braços um em cima do outro e cole-os juntos pelas palmas. Adicione um rosto peludo ao conjunto frontal de braços, incluindo olhos móveis e uma língua. O resultado é um Lorax de espuma que desliza sobre a parte superior do vaso. Plante uma árvore bonsai no vaso ou encha-o com flores falsas. Outra opção é criar um arbusto que se pareça com uma árvore de Truffula que desliza sobre a borda do vaso.

Árvore de ideias

Depois de ler "O Lorax" em voz alta e discutir com a classe sobre questões importantes da história, crie um quadro de avisos com temas relacionados a Truffula. Dê aos alunos folhas coloridas que sejam grandes o suficiente para escrever ideias ou desenhar imagens que incluem como proteger o ambiente, coisas que os alunos apreciam sobre a natureza ou questões recorrentes dentro da história. Peça a cada aluno para decorar uma folha. Corte um tronco de árvore grande em uma cartolina colorida e anexe as folhas a ele.

Árvores de pompom

Crie um grupo de árvores de Truffula com um pedaço de argila, um desentupidor de canos com listras pretas e amarelas e quatro pompons multicoloridos. Para fazer isso, corte o desentupidor em quatro partes de tamanhos variados. Mergulhe a ponta de cada um em cola líquida ou use uma pistola de cola quente para fixar um pom-pom ao final de cada um e deixe a cola secar. Molde a argila em um monte e pressione nela as pontas dos desentupidores.

Truffula de papel de seda

Dê aos alunos uma folha de papel normal, meia folha de cartolina amarela e quadrados de papel de seda roxo, amarelo, laranja ou vermelho. Instrua os alunos a criar árvores de Truffula cortando um ou dois troncos de papel amarelo e colando-os no papel normal. Em seguida, mostre-lhes como cortar ou rasgar pedaços pequenos de papel de seda, colocá-los na ponta de um lápis, mergulhá-los na cola e pressioná-los na parte superior do tronco para servirem como folhas. Deixe os alunos por um bom tempo anexando os pedaços de papel; essa é uma boa forma de treinar as coordenações motoras de alunos mais jovens e pode levar algum tempo.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article