Artesanato com árvores Truffula, de "O Lorax"

Escrito por dana tuffelmire | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Artesanato com árvores Truffula, de "O Lorax"
As crianças podem fazer árvores de Truffula coloridas para acompanhar o clássico de Dr. Seuss, "O Lorax" (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

"O Lorax" é uma história clássica do autor Dr. Seuss usada paro estimular a conversa de sala de aula sobre questões ambientais. Quando o Umavez-ildo continua a derrubar árvores de Truffula para alimentar o seu negócio, o pequeno e peludo Lorax não fica quieto. "Eu sou o Lorax. Eu falo pelas árvores. Eu falo pelas árvores que não têm nenhuma língua", ele grita. Professores de todas as séries podem usar a história como ponto de partida para projetos em profundidade sobre os efeitos da indústria no meio ambiente.

Outras pessoas estão lendo

Vaso de planta Truffula

Transforme um pote de terracota simples em um suporte de planta com tema de Lorax usando espuma colorida. Desenhe um retângulo de 5 cm a 20 cm, dependendo do tamanho do vaso. Em ambos lados do retângulo, desenhe mãos semelhantes às do Lorax. Corte em torno do perímetro, deixando as mãos anexadas. Trace o desenho em uma segunda folha de espuma na mesma cor e corte-o. Coloque os braços um em cima do outro e cole-os juntos pelas palmas. Adicione um rosto peludo ao conjunto frontal de braços, incluindo olhos móveis e uma língua. O resultado é um Lorax de espuma que desliza sobre a parte superior do vaso. Plante uma árvore bonsai no vaso ou encha-o com flores falsas. Outra opção é criar um arbusto que se pareça com uma árvore de Truffula que desliza sobre a borda do vaso.

Árvore de ideias

Depois de ler "O Lorax" em voz alta e discutir com a classe sobre questões importantes da história, crie um quadro de avisos com temas relacionados a Truffula. Dê aos alunos folhas coloridas que sejam grandes o suficiente para escrever ideias ou desenhar imagens que incluem como proteger o ambiente, coisas que os alunos apreciam sobre a natureza ou questões recorrentes dentro da história. Peça a cada aluno para decorar uma folha. Corte um tronco de árvore grande em uma cartolina colorida e anexe as folhas a ele.

Árvores de pompom

Crie um grupo de árvores de Truffula com um pedaço de argila, um desentupidor de canos com listras pretas e amarelas e quatro pompons multicoloridos. Para fazer isso, corte o desentupidor em quatro partes de tamanhos variados. Mergulhe a ponta de cada um em cola líquida ou use uma pistola de cola quente para fixar um pom-pom ao final de cada um e deixe a cola secar. Molde a argila em um monte e pressione nela as pontas dos desentupidores.

Truffula de papel de seda

Dê aos alunos uma folha de papel normal, meia folha de cartolina amarela e quadrados de papel de seda roxo, amarelo, laranja ou vermelho. Instrua os alunos a criar árvores de Truffula cortando um ou dois troncos de papel amarelo e colando-os no papel normal. Em seguida, mostre-lhes como cortar ou rasgar pedaços pequenos de papel de seda, colocá-los na ponta de um lápis, mergulhá-los na cola e pressioná-los na parte superior do tronco para servirem como folhas. Deixe os alunos por um bom tempo anexando os pedaços de papel; essa é uma boa forma de treinar as coordenações motoras de alunos mais jovens e pode levar algum tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível