Maneiras divertidas de ensinar sobre Deus para pré-adolescentes

Escrito por michelle watson | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
Maneiras divertidas de ensinar sobre Deus para pré-adolescentes

Ajude pré-adolescentes a entenderem Deus planejando atividades divertidas e significativas

George Doyle/Valueline/Getty Images

Pré-adolescentes são um grupo notoriamente difícil para professores cristãos alcançarem, pois eles são muito velhos para lições de crianças e muito jovens para assuntos de adolescente. Eles normalmente têm de 9 a 12 anos. São cheios de energia e querem divertir-se. Ao mesmo tempo, fazem perguntas sobre quem é Deus e sobre seu significado para eles. Conecte-se com os pré-adolescentes desenvolvendo aulas divertidas e inesquecíveis que também ensinarão aspectos importantes sobre a figura de Deus.

Outras pessoas estão lendo

Criador amoroso

Ensine aos pré-adolescentes que Deus ama e preocupa-se conosco. Dê a eles um ovo e deixe-os decorarem para que se pareça com um humano. Deixe-os fazerem uma casa para o ovo usando palitos e papel de maneira que seus ovos não rolem ou quebrem. Diga, "Deus criou você assim como você criou seu ovo". Pergunte aos estudantes, "Se seu ovo rolasse para fora de sua casa para a extremidade da mesa, o que você faria? Você permitiria que ele quebrasse ou pegaria-o?" Explique que algumas pessoas pensam que Deus está esperando para puni-las quando elas desviam-se do caminho, mas tudo o que ele quer é corrigir-nos para nos trazer de volta à segurança de sua doutrina.

Deus moderno

Peça que os pré-adolescentes imaginem se Jesus fosse da idade deles, vivesse na comunidade deles e frequentasse suas escolas. Dê a cada estudante uma carta com uma questão de um lado pedindo ao estudante para descrever como seria o Jesus moderno. Entre alguns exemplos de questões pode incluir-se, "Que grupo de pessoas sairia com ele?", "Que tipos de roupas ele usaria?", "O que ele faria após a escola?" ou "Por que seus amigos gostariam dele?". Deixe os estudantes responderem suas questões escrevendo a resposta na parte de trás do cartão. Forme pequenos grupos e deixe os pré-adolescentes compartilharem suas respostas uns com os outros.

Jesus é Deus

Ajude os pré-adolescente a entenderem que Jesus foi um homem que também era Deus. Comece deixando os estudantes "brincarem de Deus". Deixe-os listarem as coisas que mudariam em relação a eles, suas famílias, escolas e o mundo, caso fossem Deus. Discuta suas respostas e, então, diga, "Nós podemos brincar de Deus, mas Jesus foi Deus de verdade. Como ele poderia ser Deus e humano ao mesmo tempo?". Ilustre isso mostrando um vidro cheio de água e um cheio de gelo. Explique que ambos são feitos das mesmas moléculas mesmo que se pareçam diferentes. Dessa mesma maneira, Jesus e Deus são diferentes manifestações da mesma fonte.

Louvor egoísta

Pré-adolescentes estão na idade do egoísmo, então é importante ensiná-los que o louvor necessita de concentração em Deus, não neles mesmos. Faça uma brincadeira em que os pré-adolescentes devem pensar em adjetivos que descrevam Deus. Instrua-os a ficarem em pé em um círculo. Dê a um estudante uma bola ou outro objeto liso. Esse estudante deverá pensar em um adjetivo que descreva Deus começando com a letra A (adorado, por exemplo). Ele então jogará a bola para alguém no círculo que deve pensar rapidamente em uma descrição com a letra B. Continue até que o grupo complete o alfabeto.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media