×
Loading ...

O que são articulações IF?

Atualizado em 20 julho, 2017

As articulações interfalangianas, geralmente conhecidas como articulações IF, são encontradas em dedos e artelhos. Essas articulações agem como uma dobradiça, possibilitando o movimento dos dedos. Cada dedo é separado em três partes, conhecidas como falanges, e o polegar em duas. No pé, existe um número semelhante de falanges e articulações IF; mas o hálux só tem uma. Essas articulações são gínglimos, ou seja, só permitem o movimento uniaxial.

As articulações IF estão situadas entre as falanges (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Movimento

Ao contrário das articulações glenoumerais do quadril e do ombro, que são em bola e soquete, ou esféricas, e que permitem o movimento de rolagem, as articulações IF só flexionam e estendem. O movimento de um lado a outro dos dedos é permitido pelas articulações metacarpofalangianas no topo da falange superior. A flexão da articulação IF usa os músculos flexores, enquanto a extensão usa os músculos extensores. Embora cada articulação IF possa flexionar-se independentemente, sua extensão ocorre simultaneamente. O polegar é oponível aos dedos, permitindo o ato de beliscar flexionando-o junto com os dedos.

Loading...

Fisiologia

Um ligamento palmar e dois colaterais conectam as articulações IF às falanges. Esse arranjo é conhecido como a placa volar e cria estabilidade, impedindo a hiperextensão das articulações. Cada articulação IF tem uma cápsula fibrosa que adiciona força. Os tendões flexores e extensores conectam os músculos às articulações IF. Quando o dedo ou artelho flexiona-se, os músculos flexores puxam para trás o tendão, curvando a articulação IF. Os músculos extensores e os tendões fazem o oposto, endireitando a articulação.

Destreza

A flexão independente e a simultânea extensão das articulações IF, combinada com o polegar oponível, torna a mão humana hábil, permitindo escrever, desenhar e outros movimentos finos. As articulações metacarpofalangianas adicionam destreza a isto, possibilitando os movimentos de um lado a outro. Embora a configuração do pé seja semelhante à da mão, o hálux não oponível e as falanges curtas impedem a mesma destreza. No entanto, os chimpanzés têm pés tão destros quanto as mãos devido a seu hálux oponível e longas falanges.

Deslocamento

Young et al. sugerem que, apesar da estabilidade da placa volar, o deslocamento das articulações IF é muito comum e normalmente se deve à hiperextensão forçada. Muitas vezes, a placa volar se rompe, fazendo com que a articulação interfalangiana proximal (IFP) que conecta as falanges média e superior fique deslocada. O deslocamento dorsal (retrógrado) da IFP dos dedos é o mais comum. Todos os deslocamentos dos dedos requerem tratamento médico para assegurar que não ocorra lesão ao ligamento ou ao osso.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...