O sistema esquelético dos mamíferos

Escrito por jennifer berube | Traduzido por thiago tadeu bento da silva
O sistema esquelético dos mamíferos
Os ossos do esqueleto seguem um padrão básico em todas as espécies de mamíferos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Por definição, os mamíferos são vertebrados, o que significa que todos eles têm uma estrutura interna que suporta o corpo. Esta estrutura é caracteristicamente composta por mais de 200 ossos e suporta músculos e ligamentos. Embora o número de ossos varie sutilmente entre os mamíferos, a estrutura de posicionamento segue um padrão básico.

O esqueleto dos mamíferos

O sistema esquelético dos mamíferos é dividido em axial e apendicular. O esqueleto axial é constituído pela caixa craniana, ou crânio, -- que inclui o cérebro -- a coluna vertebral e as costelas. Sua função principal é proteger o sistema nervoso. Os ossos dos membros e a cintura que as suporta compõem o esqueleto apendicular. Caracteristicamente, o esqueleto dos mamíferos têm a cabeça em uma das extremidades da coluna vertebral e as costelas apoiam a coluna e os quatro membros.

A coluna vertebral

A coluna vertebral é composta por pequenos ossos que abrigam a medula espinhal. Na maior parte dos mamíferos, as vértebras são divididas em cinco regiões. A coluna cervical suporta o pescoço e a cabeça é tipicamente composta por sete vértebras. As vértebras torácicas compõe a espinha na parte superior das costas, e é a partir dela que se estende as costelas. Há entre 12 e 15 vértebras torácicas no esqueleto dos mamíferos. A vértebra lombar completa a coluna na parte inferior das costas. Há normalmente entre quatro e sete vértebras lombares. As vértebras sacrais, que geralmente variam entre três e cinco ossos, suportam a cintura pélvica e muitas vezes são unidas. As vértebras caudais formam a última parte da coluna vertebral. Estes pequenos ossos compõem a extremidade e não fazem parte da medula espinhal.

A estrutura de proteção

Os mamíferos vivem em diferentes habitats que exigem características diferentes para a sobrevivência, mas o padrão básico de seus esqueletos têm o mesmo objetivo. Os ossos do esqueleto são projetados para suportar os músculos e ligamentos e proteger os órgãos. No entanto, como alguns mamíferos não têm caudas ou membros posteriores, percebe-se que também existem características muito distintas algumas vezes. O crânio é dividido em três partes: a caixa craniana, o rostro (focinho e mandíbula superior) e o maxilar inferior. As costelas criam uma espécie de gaiola para proteger o coração e os pulmões. A cintura apoia os membros.

Ossos dos membros

A cintura pélvica e a cintura escapular são os ossos que suportam os membros. A cintura pélvica é composta por ossos inominados, duas metades que contêm três ossos cada. Os ossos em cada metade são o ílio, ísquio e os ossos púbicos. Essa cintura pélvica é compatível com os membros posteriores ou pernas. A cintura escapular, que suporta os membros dianteiros, os braços, é composta por dois ossos diferentes. A escápula (osso do ombro) e a clavícula são típicos na maioria dos mamíferos, no entanto, alguns cavalos, porcos, veados e baleias não possuem clavícula.