Como assentar ardósia no piso de concreto de uma varanda?

Escrito por myra smith | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como assentar ardósia no piso de concreto de uma varanda?
Saiba como assentar ardósia no piso de concreto de uma varanda (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A ardósia é uma pedra natural, explorada em muitos países, incluindo Estados Unidos e Canadá. O piso de ardósia - usado em ambientes internos, como cozinhas, ou externos, como varandas e pátios - é resistente a manchas e de fácil manutenção. A composição da ardósia é semelhante à da pedra-sabão, portanto é suscetível a arranhões e lascamentos. Essa pedra natural é resistente ao calor e a manchas causadas por ácidos. Pisos de ardósia são antiderrapantes devido à composição natural da pedra, e por isso é uma pedra amplamente utilizada em pisos, tampos e telhados.

Outras pessoas estão lendo

Preparo

Pisos de concreto lisos, nivelados e em boas condições gerais são ideais para instalar a ardósia. Limpe a superfície usando água quente com sabão e enxágue completamente. Para agilizar e facilitar, utilize uma lavadora de alta pressão. Retire com o rodo a água que restar. O concreto não precisa estar completamente seco antes da instalação, mas não deve ter poças d'água. Proteja o revestimento ou a alvenaria da casa em contato com a superfície da varanda, a fim de evitar manchas.

Instale a ardósia

O método de instalação é semelhante ao usado para cerâmicas. Use argamassa à base de cimento para ambientes externos para garantir uma aderência duradoura da peça à superfície de concreto da varanda. Misture a argamassa em pequenas remessas que possam ser usadas no período de uma hora. Siga as instruções de mistura na embalagem do produto. Para controlar a poeira durante a mistura, coloque água no recipiente e em seguida acrescente a mistura em pó para argamassa.

Borrife um pouco de água sobre parte do concreto antes de passar a argamassa. Aplique-a sobre a superfície da varanda usando uma desempenadeira dentada, em áreas pequenas do piso, e cubra rapidamente com as peças de ardósia. Passe uma esponja úmida na parte de trás das peças antes de assentá-las na argamassa. Coloque espaçadores entre as pedras para manter a uniformidade. Corte a ardósia conforme necessário usando uma serra de corte com água e disco diamantado. Essa máquina pode ser alugada em locadoras de equipamentos de construção. Use máscara e óculos de proteção ao cortar a ardósia.

Depois que todas as peças de ardósia estiverem instaladas, borrife toda a superfície da varanda com água e cubra com plástico por 24 horas. Bloqueie o acesso ao local para evitar tráfego sobre as pedras. A ardósia afundará se alguém pisar nela antes de rejuntada.

Rejunte a ardósia

Deixe o rejuntamento mais fácil aplicando à ardósia um agente desmoldante de argamassa antes de começar o processo. Esse produto facilita a remoção da nata de cimento da superfície da pedra. Devido à composição e acabamento da ardósia, é mais difícil remover o excesso de argamassa e a nata de cimento sem o agente desmoldante. Aplique o rejuntamento à peça usando uma desempenadeira com espuma. Tenha cuidado ao remover a argamassa da superfície da ardósia. Evite usar muita água, pois ela pode enfraquecer o rejunte nas juntas das peças, fazendo com se esfarele quando exposta às quedas de temperatura em dias mais frios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível