Quanto tempo esperar para argamassa secar ?

Escrito por john cagney nash | Traduzido por guilherme bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo esperar para argamassa secar ?
A argamassa deve ter padrão industrial para assentamento em superfícies sólidas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Argamassa é um produto para assentar cerâmica feito de cimento e areia fina, no qual é adicionada uma suspensão liquida. A argamassa é conhecida por vários nomes coloquiais, incluindo argamassa grossa, argamassa de secagem rápida, argamassa fina e argamassa seca. As propriedades do produto são definidas pelo Instituto Nacional Americano de Padrões pela especificação A118.1. O entendimento do processo de aplicação correto e do tempo de assentamento e secagem relevantes a um produto especifico pode dar anos de vida útil ao seu projeto de assentar cerâmica.

Outras pessoas estão lendo

Quanto tempo se deve deixar a argamassa secar

Como uma regra geral, os especialistas da Floors Transformed recomendam um período de espera de, no mínimo, 16 horas antes de aplicar qualquer pressão sobre a cerâmica assentada com argamassa de cimento comum, e avisam que o melhor seria esperar um dia inteiro. Essas dicas são baseadas no uso de um espalhador retangular com dentes de 5 a 15 milímetros.

A argamassa sem cimento pré pronta, vendida para amadores como um produto de conveniência, geralmente leva dias, e em algumas condições pode levar semanas para endurecer. Ela depende da desidratação para secar, enquanto que produtos com cimento dependem de reações químicas para tanto.

Fatores que afetam o tempo de assentamento

Um tempo preciso para o assentamento de argamassa comum não é quantificável, graças às inúmeras variáveis envolvidas no projeto. Além de fatores óbvios, como temperatura e umidade ambiental atmosférica, algumas substâncias com concreto tendem a perder a umidade mais rápido do que outras, por exemplo. Sempre leia e entenda as instruções na embalagem para misturar as quantidades e os tempos de assentamento e secagem fornecidos pelo fabricante do produto que estiver usando.

Variações do produto básico

Numerosas variações em argamassa convencional são fabricadas, por exemplo uma argamassa flexível a base de látex deveria ser usada para assentar cerâmica em uma superfície de madeira, e argamassas misturadas com acrílico deveriam ser usadas para assentar cerâmicas vítreas. Variações com ou sem areia estão disponíveis para diversas aplicações. Todas se comportam de maneiras diferentes em diferentes situações. Também há a argamassa de secagem rápida, mas esta é recomendada somente para profissionais. Amadores competentes terão mas sucesso usando argamassas para qualquer ocasião e argamassas com cimento e polímeros, disponíveis em lojas de materiais de construção e nas secções de bricolagem de lojas de departamento.

Dicas de utilização

Escolha argamassa branca para cerâmicas claras, e cinza para cerâmicas escuras. Mesmo com uma argamassa que combine, acompanhe seu projeto com uma escova de dentes molhada para certificar-se de que as junções estejam limpas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível