Mais
×

Atividades para ajudar as crianças em lidar com a morte

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ajudar as crianças a lidar com a morte é algo que muitos pais enfrentam. O falecimento pode ser de um avô, outro membro familiar, um colega de classe ou até mesmo um dos pais ou irmão. Enquanto a fraqueza, honestidade e apoio são essenciais, as crianças geralmente processam melhor as emoções de forma mais ativa. Sugerir um acampamento que visa o luto de crianças e grupos de apoio para a dor que elas sentem pode ajudá-las a lidar com a morte, perda e luto. Essas atividades podem auxiliar a abrir rotas de comunicação e lidar com os sentimentos de baixa autoestima, perda e luto.

Os pais devem ajudar a criança a passar pela fase de perda e luto (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Criar oportunidades para a comunicação

Filmes, vídeos e livros podem ajudar a abrir uma discussão sobre a perda e o luto. "Ponte para Terabítia", "Prova de Fogo" e a série "Harry Potter" são boas escolhas para as crianças de oito anos ou mais. Os jovens podem se beneficiar do livro "What on Earth Do You Do When Someone Dies" ou até mesmo de filmes animados que incluem a perda e o luto, como "Procurando Nemo". Perceba que evitar materiais com temas relativos à morte a ao luto é uma má ideia, mas não espere longos diálogos. As crianças são mais aptas a trazer sentimentos e pensamentos ao longo do tempo, ao invés de imediatamente.

Manifestações físicas do luto e cura

As crianças podem se beneficiar da criação de uma representação física do processo de luto. Isso pode se dar em forma de livro, mapa, bandeira ou qualquer coisa que você prefira. Isso pode ser usado não apenas para expressar as memórias de um ente amado e sentimentos da perda, mas também da cura que vem com o tempo. Ela pode ser um projeto de longo prazo, acrescentado ao longo dos meses ou até anos, dependendo da criança e da perda. Pergunte ao seu filho se isso é algo que ele prefere fazer sozinho ou como um projeto de família e respeito aos seus desejos.

Maneiras de expressar a emoção

Crie várias formas para a criança expressar as emoções durante o luto. Pegue uma bola e escreva diversas palavras nela e encoraje-o a falar sobre o momento, se ele se sente feliz, triste, assustado ou sozinho. Você pode também quebrar vasos de terracota em pedaços, escrever as emoções em cada caco e colá-los juntos para ajudar a criança a entender que enquanto a perda está nos desolando, nós estamos nos curando. Permita que as crianças criem itens ou esculturas de materiais reciclados, montando-nos como quiserem e colocando todo o seu "lixo emocional" ou sentimento de culpa nessa criação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article