O que fazer se o seu namorado não respeita você

Escrito por debra pachucki | Traduzido por ana luisa takahashi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer se o seu namorado não respeita você
Esse tipo de desrespeito você nunca deve tolerar (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Mesmo se as pessoas são compatíveis e estejam apaixonadas, falha de comunicação acontece. Aprender as necessidades e desejos do outro é um processo que às vezes requer tempo e paciência. Se você estiver se sentindo desrespeitada ou negligenciada pelo seu namorado, as chances são de que ele está fazendo isso inconscientemente. Aprenda como interpretar, lidar e melhorar o comportamento dele de uma maneira saudável e bem sucedida.

Outras pessoas estão lendo

Avalie

A primeira coisa que você deve fazer quando sentir-se desrespeitada pelo seu namorado é avaliar a situação. O que ele fez ou disse para fazer você sentir que não te respeita? Ele estava fora de si? Isso pode ser relacionado ao estresse no trabalho ou um humor ranzinza? Homens não são perfeitos e, como todas as pessoas, eles, às vezes, cometem erros e dizem ou fazem coisas que não pretendiam. Se você flagrou o seu namorado olhando para outra garota, por exemplo, pode considerar como uma forma de desrespeito, mas isso não significa automaticamente que ele não deu valor aos seus sentimentos ou à você. Alguma coisa nele pode tê-lo lembrado de alguém, ou talvez ele estava comparando-a com sua incrível namorada. Um problema como este -- assim como o oposto, por exemplo, ele depreciá-la com abuso verbal - é normalmente uma questão de comunicação, não respeito. Você pode ter confundido o comportamento ou a ação dele achando que significava algo que nem passou pela mente do seu namorado. Se você acha que não consegue deixar isso quieto, expresse como se sente de modo saudável e produtivo.

Comunique

Quando você se sente desrespeitada pelo seu namorado, é importante que diga o que sente para ele de modo aberto e não por meio de confronto. Se você está se sentindo nervosa ou decepcionada, tire um tempo para acalmar-se antes de se aproximar do seu namorado. A meta é chegar a um entendimento, não culpá-lo ou fazê-lo pagar. Não coloque a ênfase nele, pois isso pode soar como um ataque e ele terá menos prazer em te ouvir. Ao invés de focar no que ele fez de errado, foque no que sente. Por exemplo, ao contrário de dizer "você realmente me machucou quando disse que duvidou que eu conseguiria aquele emprego" diga "seu apoio é importante para mim, e me feriu quando eu senti que eu não o tinha quando eu te falei do trabalho". Note que apesar das mensagens serem a mesma -- isso é, a reação dele feriu seus sentimentos -- a enfase não é no que ele fez de errado, mas no que você precisa e espera. Você terá mais chance de se acertar com ele se puder identificar o que te machuca e o porquê sem acusar ou sair culpando.

Obter aconselhamento

Em vários casos, quando você é capaz de chamar a atenção do seu namorado para o comportamento desrespeitoso dele de uma forma racional e não-acusativa, ele irá entender a mensagem e manterá seus sentimentos em mente para o futuro, visto que o problema é, geralmente, uma simples questão dele não perceber o quanto o comportamento dele lhe afeta. Mas alguns momentos, as questões subjacentes perpetuam a falta de comunicação e causam as rupturas nas relações. Os terapeutas podem ajudar a identificar a raiz de um assunto subjacente e, assim, ajudar vocês a progredirem resolvendo isso juntos.

Fim do relacionamento

É triste, mas é verdade, a realidade sobre a vida que homens e mulheres são francamente abusivos e maldosos. O abuso pode variar de pequenas coisas, como colocar alguém para baixo, até coisas maiores como altercações e controle físicos. Em qualquer caso, ficar em um relacionamento com um parceiro abusivo ou que é incapaz de considerar as suas necessidades e desejos não é saudável para você. Se o seu namorado lhe desrespeita repetidamente, faz com que você se sinta negligenciada ou incapaz de saber qualquer uma de suas necessidades, considere terminar o relacionamento. O respeito é fundamental para qualquer relacionamento e se está faltando no de vocês e ele não tem interesse em mudar isso, sua melhor escolha é seguir em frente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível