Atividades alimentares saudáveis para crianças

Escrito por erin schreiner Google | Traduzido por tiele machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades alimentares saudáveis para crianças
Alimentos saudáveis (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Ainda que a alimentação saudável seja ideal, para muitas crianças doces e batatas fritas são mais atraentes que outras opções mais nutritivas. Ensinando as crianças sobre a importância de tomar decisões saudáveis, educadores podem aumentar a probabilidade de que seus alunos tomem boas decisões alimentares. Uma maneira de ensinar os alunos sobre o valor da boa alimentação é ocupando-os com atividades que envolvam a alimentação saudável.

Outras pessoas estão lendo

Alimentação saudável na arte

Mexa com o lado artístico de seus alunos envolvendo-os em atividades sobre alimentação saudável na arte. Ao invés de apenas apresentá-los a pirâmide alimentar, entregue cópias do esboço do guia alimentar e peça-os para que deixem seu toque pessoal, desenhando alimentos que se encaixem em cada categoria. Permita que os alunos apresentem seu próprio conhecimento sobre o que é ou não é saudável pedindo-lhes que façam colagens de alimentos saudáveis versus não-saudáveis. Forneça folhetos de propaganda de supermercados para que eles recortem imagens de comida, e divida-os nas categorias antes de começar a colá-los em lados opostos da colagem. Deixe essas peças artísticas educativas expostas na sala de aula para que os alunos se lembrem de manter hábitos saudáveis.

Paródia da alimentação saudável

Deixe os alunos com dom teatral criarem interpretações que contenham informações sobre alimentação saudável. Faça com que os alunos participem do planejamento e atuação em comerciais onde eles podem cantar as virtudes da alimentação saudável quase que da mesma maneira que os comerciais comuns empurram guloseimas saborosas, mas insalubres. Escreva o nome de alimentos saudáveis, como brócolis ou maçã, em fichas, e deixe que os alunos desenhem esses alimentos e os exponham nos comerciais.

Matemática da alimentação saudável

Peça aos seus amantes da matemática que apliquem seus conhecimentos caracterizando informações relacionadas à saúde. Peça aos alunos que registrem tudo o que comerem em um dia, e então procure a quantidade calórica de cada alimento e calcule o total. Se seus alunos forem mais novos, faça com que a alimentação saudável seja mais fácil que um-dois-três, fornecendo alimentos saudáveis e fazendo-os contar quantos alimentos eles tem em mãos. Por exemplo, você pode dar a um aluno cinco fatias de maçã, quatro cenourinhas e oito bolachas integrais, e pedi-lo para contar quantos alimentos saudáveis de cada tipo ele tem no seu prato.

Alimentação saudável na escrita

Seus alunos podem transmitir seu conhecimento sobre opções saudáveis pela escrita. Dê instruções para a criação de folhetos apresentando alimentos saudáveis e os benefícios de uma dieta saudável. Ou deixe os alunos serem mais criativos escrevendo poemas sobre seus alimentos preferidos. Um aluno, por exemplo, poderia compor uma "Ode ao brócolis", e discutir os benefícios de lanchar esse vegetal verde.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível