Mais
×

Atividades para catecismo

Atualizado em 17 abril, 2017

Utilize atividades diferentes para facilitar o aprendizado e memorização ao ensinar lições bíblicas e catequéticas para crianças. Se você ensina aos domingos na sua paróquia, dá aulas de religião em instituições educacionais ou apenas ensina seus filhos e sobrinhos em casa, há vários recursos disponíveis na internet e em livros para atividades de Catecismo. Tente variar as atividades para cada lição para manter o interesse da criança, encorajar o envolvimento e a interação e ajudá-los a aprender lições valiosas.

Use atividades diferentes para ensinar lições religiosas (christmas image by Horticulture from Fotolia.com)

Teatro de fantoches

Use fantoches para contar uma história da Bíblia, da perspectiva de cada boneco. Por exemplo, use uma vaca para contar a história da Arca de Noé ou um burro para a história do nascimento de Jesus. Deixe as crianças fazerem seus próprios bonecos de materiais de arte e, depois deixe-as contar uma história, uma de cada vez.

Representar papéis

Faça roupas simples de materiais de arte, para que as crianças possam vestir facilmente e, faça-os encenarem histórias da Bíblia. No fim da peça, faça perguntas de revisão para ver o que as crianças aprenderam, assegurando-se de que entenderam a história e aprenderam a lição.

Jogos

Deixe as crianças brincarem com jogos simples, para ajudá-las a aprender as lições. Alguns exemplos: "Pescaria", onde as crianças pescam as respostas das perguntas; "Jogo da velha", onde as crianças, divididas em grupos, colocam "Os" e "Xs" quando acertarem uma pergunta de revisão, e "Rabo do burro", onde as crianças penduram animais na arca, o menino Jesus numa manjedoura ou peixes na rede. Neste último, é bom usar fita adesiva ao invés de alfinetes.

Canções e poemas

Ensine as crianças poemas como: "Daniel e os Leões", "Davi e Golias", "Frutos do Espírito", "Jonas e a Baleia" e, claro, cânticos de Natal para facilitar o aprendizado e a memorização. Várias músicas e poemas estão disponíveis na internet e em livros de catecismo, junto com atividades artísticas.

Páginas para colorir

Utilize desenhos para colorir, para ensinar às crianças lições simples, como a Criação, Páscoa, Parábolas, Natividade, Apóstolos e histórias de Natal. Isto ajuda as crianças a se familiarizarem e lembrarem das lições, já que elas dão cor aos personagens e elementos de cada história.

Receitas Bíblicas

Prepare quitutes especiais, ao mesmo tempo ligando-os a histórias e lições bíblicas para facilitar o aprendizado. Prepare um lanche à base de maçã ao contar a história de Adão e Eva, biscoitos de Páscoa ao contar sobre a história da Páscoa, biscoitos ou outros lanches coloridos para a história do "Manto de Muitas Cores" de José, bolos de frutas para a lição sobre o Fruto do Espírito, ou roscas para lições de obediência.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article