Como escrever uma carta de intenção para mestrado

Escrito por david stewart | Traduzido por rafael reis
Como escrever uma carta de intenção para mestrado

Quando você escreve uma carta de intenção tenha em mente o membro do comitê de avaliação que irá lê-la

woman writting on blank paper image by endostock from Fotolia.com

Imagine um membro do comitê de admissão lendo uma redação entediante após a outra, cheia de banalidades sobre candidatos que desejam cursar um programa de mestrado. Quando você escreve uma instrução ou uma proposta - ou carta de intenção como também é conhecida - faça-o com este membro em mente. Faculdades utilizam a carta de intenção como uma ferramenta para avaliar certas qualidades dos candidatos, como inteligência, capacidade para o trabalho duro e habilidade de se comunicar bem. Pense na sua tarefa de escrever como uma forma de se vender como um dos melhores candidatos com todos esses atributos.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Descubra que detalhes a faculdade quer na carta de intenção: o quão extensa ela deve ser, a quem você deve endereçá-la, e que tópicos deve abranger. Ligue para o escritório da faculdade e pergunte a respeito disso se você não tiver certeza.

  2. 2

    Escreva uma introdução que leve o leitor a continuar lendo. Por exemplo, se você está se candidatando para uma vaga de mestrado de programa de trabalho social, conte como você acompanhou relutante a sua mãe a ler para um vizinho idoso e então passou a fazê-lo de boa vontade por si só. Isto é definitivamente mais interessante do que falar a respeito do quanto você quer dedicar sua vida servindo pessoas necessitadas.

  3. 3

    Se apresente de forma breve, afirmando as suas credenciais e cursos anteriores. Mostre sua familiaridade com o campo de estudo utilizando uma terminologia técnica relevante. Destaque suas habilidades com a manipulação de instrumentos e utilização de um software específico. Fale de forma positiva a respeito de pessoas que moldaram a sua carreira. Se o seu professor foi alguém considerado uma autoridade naquele determinado campo de estudo, mencione seu nome.

  4. 4

    Inclua informações sobre outras realizações, como ter feito parte da lista de honra do reitor, apresentações em conferências, publicações em jornais e participações em atividades de pesquisa. Mencione também outra atividade extracurricular que tenha relação com o curso que você deseja fazer. Por exemplo, se está se candidatando para um mestrado em educação, mencione sua participação em debates e competições de perguntas e respostas.

  5. 5

    Forneça informação que justifique qualquer brecha em seu histórico educacional ou de trabalho. Explique os compromisso familiares ou problemas de saúde que o levaram a dar uma pausa e como essa experiência o fortaleceu.

  6. 6

    Afirme de forma específica o que a respeito da faculdade o levou a se candidatar. Encontre algo genuíno, como a matéria de especialização que eles oferecem ou a pesquisa de alguns dos membros da faculdade em uma disciplina em particular na qual você se interessa.

  7. 7

    Termine solicitando uma entrevista. Forneça seu contato - endereço residencial e de e-mail, bem como seu número de telefone.

Dicas & Advertências

  • Escreva uma narrativa que cubra todos os tópicos que a faculdade especifica, mas não necessariamente na mesma ordem. Ser capaz de trabalhar da sua maneira em volta destes tópicos sem perder a sequência lógica é um sinal de inteligência criativa. Esta é uma qualidade que serve para colocá-lo à parte de outros candidatos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media