Atividades de contos de fada para pré-escola

Escrito por krystal miller | Traduzido por romério júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de contos de fada para pré-escola
Crie divertidas brincadeiras baseadas em contos de fada para as crianças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Embora os contos de fada já existam há centenas de anos, eles ainda cativam a imaginação dos pequenos. Você pode ensinar lições de vida aos seus alunos da pré-escola através de uma imensa variedade de estórias. Deixe-os usar a imaginação e criatividade através de jogos, brincadeiras ou artesanato. Encoraje-os a brincar inspirados em heróis ou outros personagens dos contos de fada.

Outras pessoas estão lendo

Atividades simples

É possível imprimir atividades simples diretamente de sites como o da First School ou ABC Teach. Imprima páginas para colorir, fantoches de papel, quebra-cabeças, caça-palavras e jogo dos pontos para as crianças brincarem. Elas podem usar canetas hidrocor, lápis de cor ou tinta guache para pintar as figuras. Para ficar mais divertido, nas histórias de princesas as crianças podem passar uma camada de cola com pincel por cima dos desenhos para depois jogar glitter em cima.

Atividades manuais

Os garotos podem fazer coroas enquanto as meninas fazem tiaras, de acordo com o príncipe ou a princesa dos seus contos de fada preferidos. Ajude as crianças a cortar a cartolina nas formas desejadas. Elas podem usar tinta guache, glitter, strass, tererês, papelão, cola, fita adesiva e canetas hidrocor para desenhar suas coroas e tiaras. Para a estória dos ''Três Porquinhos'', podem usar galhos, macarrão cru, tijolos de papel (usando cartolina vermelha) para construir as casinhas. Outra atividade envolvendo artesanato é a confecção de varinhas mágicas com pedaços cilíndricos de madeira, cartolina, papel crepom ou qualquer outro material de artesanato.

Jogos temáticos

Como a maioria das crianças já conhece os jogos clássicos de festinhas de aniversário, incremente algumas ideias em algumas brincadeiras com o tema de contos de fada. Por exemplo, na brincadeira da ''batata-quente'' em vez de usar uma batata use um sapatinho, e mude o nome da brincadeira para ''sapatinho da Cinderela''. Já o jogo de ''colocar o rabo no burro'', mude para ''colocar a maçã na mão da Branca de Neve'' ou ''colocar o João no pé-de-feijão''. Você também pode deixar as crianças brincarem com jogos de tabuleiro temáticos.

Outras atividades

Jogue bingo com as crianças imprimindo o rosto dos personagens das estórias infantis nos quadrados das cartelas. Alguns exemplos de personagens são Lobo Mau, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Cachinhos de Ouro, os Três Ursos, Rapunzel e Gato de Botas. Dê a cada criança uma cartela e uma tigela de doces para usar como marcador. Levante as figuras quando falar os nomes que forem saindo, para que elas possam marcar seus cartões. A primeira que gritar bingo ganha um pequeno brinde. Crie um jogo da memória temático imprimindo duas vezes o mesmo personagem e colocando os cartões impressos de cabeça para baixo. A criança que achar o maior número de pares vence o jogo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível