Atividades para crianças cegas de 18 a 36 meses de idade

Escrito por samantha volz | Traduzido por elton alves ribeiro
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Atividades para crianças cegas de 18 a 36 meses de idade
As crianças aprendem experimentando o mundo através de múltiplos sentidos (baby image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Os cérebros das crianças expandem exponencialmente até os três anos de idade. Neste momento, elas aprendem fundamentos de movimentação, comunicação e interação com o mundo. No entanto, as crianças cegas ou com deficiência visual podem perder muitas dessas oportunidades. Elas não podem ver objetos para entender cores, relacionamentos e outras características. Contudo, podem participar de uma série de atividades para ajudá-las a entender melhor o mundo.

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Esportes

Crianças cegas podem não ser capazes de participar de esportes da mesma forma que as outras, mas os pais e professores podem fazer alterações nas atividades para permitir a participação dela.

Por exemplo, se os pequenos gostarem de rolar uma bola para trás e para a frente um para o outro, utilize uma bola maior e mais macia. O tamanho maior da bola vai fazê-la rolar mais devagar e tornar-se mais suave, de modo que se qualquer uma das crianças não a parar com as mãos, não se machucará.

A assistência dos pais ou adulto também pode melhorar a capacidade de uma criança cega para praticar esportes. Se os coleguinhas estão realizando uma corrida, deixe um adulto guiar a criança cega pela mão para que siga na direção certa. O adulto não deve ajudá-la a correr mais rápido, mas simplesmente orientá-la na direção certa. Mesmo a participação assistida pode colaborar para que ela se sinta envolvida.

A revista "Deaf-Blind Perspectives" afirma que, independentemente das adaptações ou alterações feitas a um jogo, seu nome nunca deve ser alterado. Se um adulto ajuda a criança a bater uma bola de beisebol e correr para a primeira base, o jogo ainda deve ser chamado pelo nome original. Desta forma, a criança saberá que está participando do mesmo esporte que seus colegas.

Jogos de movimento

Conforme as crianças se desenvolvem, elas aprendem os movimentos básicos imitando a maneira como veem os movimentos de adultos e colegas. Elas aprendem a bater palmas observando um adulto realizar a ação. O adulto frequentemente dirá "bata palmas" enquanto realiza o movimento, e assim o pequeno pode aprende a palavra e a ação.

Por não poderem ver as ações dos outros, crianças cegas devem aprender os movimentos de outras maneiras. Jogos e atividades podem ajudá-las a aprender como cada atividade se chama.

Gentilmente oriente as crianças a realizar movimentos como aplausos ou gestos comuns como levantar os polegares. Ajude-as a tocar cada parte do corpo para que entendam onde estão e como se chamam. Enquanto você se move com a criança, repita os nomes das ações ou dos objetos que elas tocarem. Em breve, elas vão associar as palavras com as ações e serão capazes de responder a comandos como "bata palmas".

Atividades diárias

As crianças podem reconhecer algumas palavras ao aprender as definições para elas, mas não serão capazes de formar impressões até que experimentem os objetos e ações de outra maneira. Os pequenos em geral reconhecem objetos pela visão, mas as crianças cegas devem aprender de outra maneira.

Permita que estas participem de atividades diárias pela casa. Deixe-as sentir a água e o sabão enquanto você lava a louça. Certifique-se de que elas cheirem a roupa fresca e limpa. Você pode até deixá-las comparar o cheiro com o da roupa ainda por lavar. Ajude-as a explorar diferentes flores e tipos de solo, como terra, concreto e cascalho. Essas experiências sensoriais vão ajudá-las a desenvolver uma compreensão mais profunda de cada objeto e permitirá que interajam com o espaço circudante.

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