O HIV apresenta sintomas no pênis?

Escrito por john zaremba | Traduzido por lucas de barros
O HIV apresenta sintomas no pênis?

O preservativo é a melhor forma de prevenir a infecção pelo HIV

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Ao contrário da maioria das outras doenças sexualmente transmissíveis, o HIV não produz sintomas nas áreas genitais. Na verdade, parte dos motivos de a doença ser tão difundida é que ela leva um longo tempo para produzir qualquer sintoma. O HIV destrói a capacidade do organismo de combater outras doenças e pode levar até oito ou nove anos antes de uma pessoa infectada desenvolver sintomas graves. Por essa razão, o teste regular é a chave para a detecção da doença e prevenção de novas infecções.

Outras pessoas estão lendo

Os sintomas não sexuais

Pelo fato de outras doenças sexualmente transmissíveis -- como a gonorreia, as verrugas genitais e o herpes -- causarem dor, feridas ou inchaços nos genitais, as pessoas às vezes acham que o HIV produz sintomas semelhantes. Embora ele se espalhe por meio de relações sexuais desprotegidas, não se manifesta da mesma forma que essas outras doenças. Em vez disso, ele ataca as células imunológicas do corpo, destruindo-as ao longo do tempo e deixando as pessoas infectadas em risco de ficarem muito doentes, com patologias contra as quais indivíduos saudáveis ​​podem lutar sem problema algum.

Os primeiros sintomas do HIV

Muitas pessoas infectadas recentemente não apresentam sintomas, mas às vezes uma síndrome gripal se desenvolve cerca de duas a quatro semanas após a infecção. De acordo com o site Mayo Clinic, os sintomas dessa síndrome incluem febre, dor de cabeça, dor de garganta, aumento dos gânglios linfáticos e erupção cutânea. Como esses sintomas são muito comuns, diversas pessoas que desenvolvem a doença não suspeitam que têm um sério problema de saúde.

Os sintomas em médio prazo

Muitas pessoas que têm HIV se sentem bem durante os primeiros anos após a infecção, de acordo com Mayo Clinic. No entanto, a doença frequentemente começa a produzir sintomas cerca de oito a nove anos após a infecção. Ainda de acordo com o site, pessoas que têm a infecção pelo HIV durante esse período de tempo muitas vezes têm os gânglios linfáticos inchados cronicamente, diarreia, perda de peso, febre, tosse e falta de ar.

Os sintomas de longo prazo

Conforme a doença progride -- e o corpo se esforça para se defender contra as doenças que costumava derrotar facilmente -- o HIV continua destruindo as células do sistema imunológico. Os sintomas continuam a piorar. De acordo com Mayo Clinic, isso ocorre cerca de 10 anos após a infecção. Com o sistema imunológico tão desgastado, as pessoas com HIV avançado sofrem de fadiga crônica, suores noturnos, calafrios, febre, tosse, falta de ar, manchas brancas na boca, dor de cabeça, visão turva e perda de peso.

Detecção

A maioria das pessoas que sabem que têm HIV descobrem por meio de testes e não pelos sintomas. Como a doença leva tanto tempo para produzir sinais -- e porque as pessoas infectadas podem transmitir o vírus para outras, mesmo sem apresentar sintomas -- as autoridades de saúde recomendam testes regulares para qualquer um que esteja em risco de contrair o HIV. O United States Centers for Disease Control and Prevention (CDC ou "Centro de Controle e Prevenção de Doenças" norte-americano) recomenda o teste para as pessoas que injetam drogas ou têm relações sexuais desprotegidas com múltiplos parceiros ou pessoas que elas não conhecem. O CDC também recomenda o teste para aqueles que trocaram sexo por dinheiro, drogas ou outras razões. Pessoas com hepatite, tuberculose ou outra doença sexualmente transmissível também devem ser testadas, como qualquer pessoa que tenha tido relações sexuais com alguém que se encaixe em qualquer das descrições acima.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media