Atividades para crianças sobre reflexão e refração

Escrito por sue williams | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para crianças sobre reflexão e refração
A reflexão ocorre quando a luz bate em um objeto e volta, como com um espelho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Alimentar a curiosidade das crianças é fácil, só é preciso um pouco de planejamento e a capacidade de mostrar algo novo de uma forma envolvente. Muitas atividade infantis que falam sobre refração e reflexão podem ser feitas na sala de aula ou em uma mesa de cozinha. Não é necessário mais que alguns objetos normais, com os quais as crianças estejam habituadas a lidar. Esses objetos podem produzir resultados inesperados.

Outras pessoas estão lendo

Espelho

Para ensinar sobre reflexão, as únicas coisas necessárias são um espelho e um laser. Peça para alguém ficar alguns metros longe de você segurando um espelho. Ligue o laser e aponte-o para o espelho. Peça a outra criança para procurar a luz vermelha na sala. Quando encontrá-la, a criança segurando o espelho deverá virá-lo um pouco. Em seguida, apague as luzes e bata dois apagadores de lousa a giz para levantar pó e permitir que as crianças vejam a trajetória do laser mudar. Explique que o laser é um raio, assim como os que vêm do sol.

Refração em água

Peça para as crianças se agruparem em volta da sua mesa e, em seguida, pegue um lápis normal e um copo de água. Peça que observem o lápis conforme você o põe na água. O lápis parecerá quebrado. Aproveite essa oportunidade para explicar que a luz viaja 25% mais devagar na água do que no ar e, por isso, a imagem está refratada (dobrada). Em seguida, pegue alguns cristais e coloque-os atrás do copo de água. Faça as crianças tentarem uma a uma pegar o cristal olhando através do copo. Essa é uma forma concreta de mostrar a elas que a luz pode ser distorcida.

Prismas

Uma forma simples de observar as propriedades de refração é através de prismas. Distribua diversos prismas, de modo que as crianças consigam vê-los de perto. Peça que elas os coloquem perto de fontes de luz para produzir um arco-íris. Explique que a luz solar e as lâmpadas incandescentes têm o espectro inteiro visível, e que isso faz com que os prismas refratem cores diferentes. Isso pode levar a muitas discussões, de acordo com a idade das crianças. Fale sobre o espectro visível da luz e sobre infravermelho e ultravioleta ou comece uma discussão simples sobre a diferença entre um raio laser vermelho e a luz solar.

Jogos de reflexão

As crianças mais velhas podem brincar com os prismas com um transferidor, um laser, um pedaço de papelão e um espelho. Marque o papelão com um alvo, colocando pontuações diferentes para anéis diferentes. Em seguida, peça às crianças para brincarem com os prismas, o espelho e o laser antes de começar o jogo. Explique que, de acordo com as regras, tanto o prisma quanto o espelho devem ser usados para direcionar o laser para o alvo. Esses dois devem ser dispostos antes de o laser ser ligado. Se conseguirem acertar, o time (ou indivíduo) ganhará uma pontuação especificada no alvo. Comece a primeira rodada a uma distância de 1,5 m, e vá distanciando 1,5 m a cada rodada. No final, contabilize quem tem mais pontos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível