Atividades curriculares infantis para o desenvolvimento social

Escrito por tina jones | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades curriculares infantis para o desenvolvimento social
Bebês interagindo entre si desenvolve a socialização (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Formar um relacionamento saudável é prioridade para o desenvolvimento social de uma criança. Criar elos é importante para que elas não se tornem pessoas isoladas, fisicamente e emocionalmente. Os bebês passam por três estágios de crescimento: recém nascidos, bebês de colo, e de 1 a 2 anos de idade. Atividades em grupo e de socialização são importantes para que desenvolvam o senso de si mesmos. Crianças aprendem a imitar observando o comportamento dos outros. Atividades manuais ajudam a desenvolver suas habilidades motoras e habilidades cognitivas.

Outras pessoas estão lendo

Atividades artísticas

Separe um tempo para arte em grupo. Use caixas de ovos vazias ou recipientes de plástico pequenos para colocar papinhas de diferentes cores, como por exemplo, de cenoura para a cor laranja, de ervilha para a cor verde. Você pode usar pudim de chocolate para a cor marrom. Espalhe folhas de papel pelo chão. Cubra os bebês com mantas ou roupas velhas. Dê a cada um deles, com supervisão de um responsável, um pincel fino. Permita que mergulhem o pincel em um potinho de cada vez e deem uma pincelada no papel. Isso será um dos primeiros projetos de arte deles. Se a "tinta" for na mão boca, não tem problema. A interação do grupo e os comentários nessa atividade artística ajudam no desenvolvimento social.

Atividades curriculares infantis para o desenvolvimento social
Arte (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Atividade musical

Movimente-se ao som da batida durante a música. Toque diversos tipos de música para as crianças ouvirem e desfrutarem em sala de aula. Para crianças de 1 a 2 ano, coloque-as sentados em um círculo, entregue alguns instrumentos de brinquedos para tocarem e explorarem, criando sons e melodias. Instrumentos de percussão como chocalhos, sinos e tambores são fáceis para elas segurarem e tocarem. Criar músicas com outras crianças aumenta o entendimento sobre a amizade, reforçando o desenvolvimento social.

Atividades curriculares infantis para o desenvolvimento social
Música (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Brincando com bolhas

Soprar bolhas. Supervisionados, deixe as crianças de 1 a 2 anos soprarem bolhas, ou sopre-as por eles. Os bebês vão gostar de ver e tentarão alcançá-las enquanto passam flutuando por eles. Isso pode ser feito em ambiente fechado ou aberto. Essa é uma atividade em grupo divertida que elas podem fazer sem se machucarem e que dá a oportunidade de criar elos.

Atividades curriculares infantis para o desenvolvimento social
Bolhas (Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images)

Aproveite a natureza

Explore o ambiente externo. Em um dia de sol, deixe que os bebês experimentem vários sons e texturas, escutando os pássaros e tocando a grama e as flores. Isso permite que comecem a aprender sobre o mundo a sua volta. Trata-se de uma atividade em grupo adorável, que pode estimular interações.

Atividades curriculares infantis para o desenvolvimento social
Criando elos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível